Criação de scripts é uma parte fundamental do trabalho de um administrador de sistemas Unix. Scripts são programas que são armazenados em arquivos de texto simples e executados a partir da linha de comando Unix. Embora muitos scripts são apenas algumas linhas, que podem ser centenas de linhas longas e bastante sofisticados. Scripts de Shell Scripting
Shell são scripts escritos para um determinado ambiente shell e usando base de comando que de shell. Cada camada tem seu próprio conjunto de comandos e scripts escritos para o shell bash não pode ser executado no shell C . Cada script shell designa o que desembolsar para usar na primeira linha . Por exemplo, " # /bin /bash" informa ao sistema para usar o shell bash para executar o programa .
História
As primeiras conchas modernas que poderia lidar com os scripts foram criados em meados de 1975 por Bill Joy e Steve Bourne. Bill Joy criou o shell C e Steve Bourne criou a Bourne Shell. Ambas as conchas são usadas ainda hoje . Outros, como o Bash ( Bourne Again Shell) e Korn , veio mais tarde.
Funções
Scripts são usados para emitir um grupo de comandos ou processos . Eles usam construções de programação comuns, como loops e variáveis. Eles também são capazes de interagir com o usuário ou executar , sem interferência do usuário .
Benefícios
Scripts permitem que os administradores de sistema e usuários para automatizar processos regulares. Eles também permitem que o utilizador combinar diversos comandos diferentes ao mesmo tempo , com diferentes comandos a ser executado com base na saída dos comandos anteriores ou a entrada de um utilizador . Eles também podem ser chamados a partir de dentro o utilitário cron , que executa o script em um determinado momento .
Outras linguagens de script
Você também pode usar linguagens de script como AWK , sed e perl para criar scripts. Estas línguas contam com um intérprete para processar o script e enviar os comandos corretos para o sistema operacional. Esses scripts podem ser executados em qualquer shell e em qualquer sistema Unix.