Embora existam interfaces gráficas disponíveis para sistemas Unix , ainda é comum que digitar comandos na janela do terminal. Se você está vindo de um fundo do Windows , isso pode ser um ambiente muito estranho para você. Devido ao grande número de comandos Unix , este tutorial não irá cobrir comandos individuais , em vez disso ele vai te dar uma visão geral da estrutura de comando e como comandos podem ser usados . Para uma lista de comum comandos Unix , consulte a seção Recursos abaixo. Características Gerais
comando Um Unix geralmente consiste de uma única palavra composta de caracteres alfabéticos . Os comandos Unix também são sensíveis ao caso e, geralmente minúsculas. Os projetistas do Unix criado Unix para uso próprio , e não o mundo em geral, de modo que os comandos são compostos por um número mínimo de teclas. É por isso que muitos comandos Unix são simplesmente entre dois e quatro cartas de comprimento, e mesmo se eles são mais longos, eles geralmente não são palavras de dicionário .
Comando Estrutura
comandos são compostos de o comando real e seus argumentos. Os argumentos são subdivididas nas opções de comando e outros argumentos. As opções são pré-determinados para cada comando e pode ser encontrado ao ler o comando documentation.The outros argumentos são geralmente nomes de arquivos . Os argumentos devem ser separados do comando e uns aos outros com espaços em branco (espaços e tabulações) . O espaço em branco pode geralmente ser um personagem ou muitos, mas ele deve estar lá. Além disso, as opções são precedidas por um sinal de menos (-). Eles podem ser separados ou combinados
Por exemplo, no comando :
tar-xvf example.tar
o comando é " tar" , as opções são " - . xvf " eo nome do arquivo é" example.tar " . Você também pode escrever o comando como :
tar- x -v- f example.tar
Este comando extrai um arquivo tar arquivado
. o uso dos comandos
comandos Unix são bastante flexíveis na sua utilização. É possível introduzir os comandos de uma variedade de maneiras , tal como no exemplo acima , é possível combiná-los , e pode exceder a largura da linha de terminais . Você pode até escrever um novo comando antes do comando anterior terminar a execução.
Existem diferentes maneiras de combinar os comandos com base na saída que você deseja. Se você simplesmente deseja executar um comando, em seguida, executar o seguinte, você pode combinar os comandos com um ponto e vírgula (;) entre eles. Por exemplo, os seguintes comandos alterar o diretório atual para o diretório "/etc " e imprimir o conteúdo desse diretório :
cd /etc ; ls-a
Você também pode combinar os comandos de uma forma que redireciona a saída em um arquivo de texto. O exemplo a seguir coloca a saída do exemplo acima e coloca -lo em um arquivo de texto chamado " etc.txt " :
cd /etc ; ls- a> etc.txt
Embora o seu comandos , muitas vezes, ser apenas alguns caracteres, há momentos em que os argumentos vão abrangem mais de 80 caracteres na linha terminal. Contanto que você não pressione "Enter" até terminar com o comando , o comando ainda vai funcionar muito bem .
Às vezes, a execução do comando vai levar um longo tempo. Durante este tempo , não haverá nenhuma linha de comando na qual a digitar o próximo comando . No entanto , Unix tem uma reserva que conterá todos os comandos que você digita até que o comando anterior terminar, em seguida, executar o próximo comando. Você não verá o comando que você está digitando , por isso certifique-se de digitar corretamente .
Command Documentação
Os desenvolvedores Unix entendeu que não havia nenhuma maneira que qualquer um poderia se lembrar de tudo comandos Unix e todas as opções para cada comando. Então, eles criaram a documentação comando ou man (manual) páginas. Esta documentação está disponível em todos os sistemas Unix , a menos que especificamente removida pelo administrador do sistema. Você pode acessar as páginas do manual em um prompt de comando digitando o comando "man " . As páginas de manual pode ser bastante seco para ler, mas eles são o melhor lugar para encontrar todas as informações que você precisa sobre um comando. Eles geralmente fornecem exemplos de utilização extensiva.