Em sistemas operacionais Unix-like (incluindo Linux ) , a conta raiz pertence ao superusuário do sistema. "Root" O usuário pode ler ou escrever em qualquer arquivo de armazenamento , além de reconfigurar o sistema operacional de qualquer maneira possível . Quando uma reconfiguração menor necessidade de privilégios de nível de raiz precisa acontecer , alguns administradores de sistema permitem que os usuários comuns para fazer o trabalho . No entanto, se o administrador do sistema tem de dar ao usuário a senha para a conta root , o administrador é forçado a alterar a senha (e notificar todos os que legitimamente tem) mais tarde para revogar o privilégio temporário. Você pode atribuir privilégios de root temporários para qualquer usuário de uma forma mais limpa. Instruções
1
Efetue login como usuário "root ". Iniciar um shell de comando , entrando em em modo de texto ou com o lançamento de uma janela de terminal a partir da interface gráfica do usuário
2
Digite o seguinte comando no shell : .
Visudo
Pressione " Enter". Unix irá mostrar-lhe uma sessão de editor de texto com o arquivo que lista todos os usuários que podem adquirir privilégios de root temporários usando o comando " sudo" .
3
Adicione o novo usuário para a lista de usuários autorizados a usar o " sudo" , adicionando esta linha ao arquivo :
sven ALL = (ALL) ALL
Substituir " sven " com o nome da conta a receber privilégios elevados . Pressione " Esc ", e em seguida, digite "ZZ " para salvar o arquivo e saia do editor. Usuário " sven " agora pode executar qualquer comando como root , digitando "sudo " e digitar a senha para a conta de " Sven . "
4 revogar os privilégios de root temporário quando for o caso , editando o lista de " sudo" usuários autorizados com " visudo ", como no Passo 2 e apagar a linha correspondente à conta que recebeu privilégios temporários.