RAM defeituosa , ou memória, pode causar o computador para executar mais lento do que o habitual . Se você estiver usando o sistema operacional Linux e suspeitar que a sua memória RAM não está funcionando corretamente , você pode usar o " memtester " utilidade . O utilitário irá enfatizar testar a memória diretamente de dentro do sistema operacional. Memtester deve ser executado como root para que a memória possa ser devidamente bloqueado antes de ser testado . O código de saída do utilitário vai dizer se a memória está funcionando corretamente ou ele irá retornar um código dizendo que parte do teste falhou. Instruções
1
Abra um terminal ou janela do Konsole . Os programas de Terminal e Konsole são encontrados no menu de programas principal ou clicando com o botão direito na área de trabalho .
2
Digite o comando " que memtester " para verificar se o utilitário memtester está instalado no computador.
3
Instale o utilitário memtester do repositório de software, se ele ainda não estiver instalado . Os usuários do Ubuntu e Linux Mint digite "sudo apt- get install memtester " na linha de comando . Os usuários do Fedora digitar " yum install memtester " na linha de comando
4
Digite o comando . " Su - " para se tornar o usuário root. Os usuários do Ubuntu e Linux Mint digite "sudo " imediatamente antes do comando memtester .
5
Digite o comando " memtester 100 5" para testar a memória . Substitua o " 100" com o tamanho, em megabytes , da memória RAM instalada no computador. Substitua "5" com o número de vezes que você deseja executar o teste.
6
Digite o comando " echo $ ? " para mostrar o código de saída quando você ver um prompt de comando novamente. Se a saída for "0", a memória está funcionando corretamente. Os outros resultados possíveis são:
x01 : Erro alocando ou bloqueio de memória, ou erro invocação
x02 : Erro durante o teste de endereço preso
x04 : Erro durante uma das outras testes.
7
Digite o comando "exit " para fechar a sessão de root.