Programação Shell script é uma maneira fácil de criar arquivos de programas pequenos que podem fazer , coisas simples e repetitivas para você em seu computador. Desta forma , é semelhante a arquivos em lote do Windows. É fácil de aprender, não requer software especial para escrever ou implementar , e podem ser escritos para os sistemas operacionais Mac, Windows ou Linux . Escolha um editor de texto
Para escrever scripts shell , você vai precisar de um bom editor de texto - e isso não é a mesma coisa que um processador de texto . Enquanto OpenOffice é um processador de texto comum Linux , ele não pode ser usado para escrever scripts, como acrescenta fim -de-linha e outros personagens invisíveis que afetarão o script. Em vez disso, você deve usar um editor de texto. Emacs é comum que está incluído na maioria das distribuições Linux . Vim é outro comum. Ambos são gratuitos , você deve achar que você precisa baixar um.
Iniciar um novo arquivo
Com o seu editor preferido aberto , iniciar um novo arquivo, chamado test.sh . A primeira linha do seu script deve ser
# /bin /sh
Esta linha diz ao sistema operacional para executar o arquivo usando o shell Bourne. Os dois primeiros caracteres " # " , são muitas vezes referidos como " de hash -bang ", ou às vezes "sha -bang ". Comandos
comum
Um script shell usa os mesmos comandos que você usa ao interagir com o terminal no Linux : echo , cd , ls , grep e outros. Você também pode usar construções de programação mais complexos, tais como declaração de variável, if /else , quando e para loops.
Por exemplo, se você quisesse obter um nome de usuário e repeti-lo de volta para ele , digite
ler your_name
echo " Olá, $ your_name - como você está hoje ? "
neste caso, your_name é uma variável atribuída aos resultados do built-in de leitura função , que recebe a entrada do usuário . Em seguida, na segunda linha , prefaciar Your_name com o cifrão diz o script para usar a variável , em vez de imprimir o " Your_name " literal.
Programação contructs
você também pode escrever estruturas mais complicadas, como PARA loops. Para usar um loop for, você deve digitar
for i in 1 2 3 4 5
fazer
echo " Looping ... número $ i "
feito
Novamente, neste exemplo, colocar o símbolo $ na frente do i força o script para usar o valor para i , uma vez que percorre os cinco iterações do comando echo . Observe que o conteúdo do DO /DONE construção sintaxe são recuados para separá-los do resto do script.
Execução de scripts
A fim de fazer um script executável, você deve primeiro alterar suas permissões. Para fazer isso, abra um terminal e navegue até o local do arquivo. Em seguida, digite " chmod 755 test.sh " para alterar suas permissões. Agora, a fim de executá-lo, você pode simplesmente digitar. /Test.sh como faria com qualquer outro script.
Alternativamente, você pode digitar sh test.sh sem alterar as permissões do arquivo para executá-lo . < Br >
aprender mais scripting
Shell é como programação , e quanto mais você pratica, mais você vai aprender e quanto melhor você se tornará. Site de Steve Parker tem um tutorial altamente informativo que está disponível para download em formato PDF. TLDP.org também tem um tutorial muito completo , como faz freeos.com .