Logical Volume Management (LVM ) é o sistema de gestão de disco rígido padrão para computadores baseados em Linux e formatados. Diferencia-se de várias formas típicas de sistemas baseados em Linux , em comparação com os sistemas baseados em Mac em que é mais potente e versátil , mas à custa de facilidade de utilização para o utilizador Windows média - ou . Maior nível de abstração
A configuração típica de partições do disco rígido em um sistema baseado no Windows é o volume físico , com base na forma como o espaço é organizado em uma unidade física. Este pode ser convertido num sistema mais resumo , com base em volumes lógicos , que são feitos de espaço que está disposta de forma arbitrária . Por padrão, o LVM é organizado desta forma.
Virtualizada de armazenamento
um volume lógico, onde os dados podem ser distribuídos por uma série de discos rígidos e dispositivos físicos , que pode ser facilmente deslocado para qualquer combinação de discos de tamanho suficiente . Isto também significa que uma unidade pode ser cultivado ou redimensionados facilmente , devido à necessidade , tornando-a ideal para ambientes do tipo empresa em que os discos rígidos precisam ser substituídos , sem derrubar o sistema operacional ou funcionalidade.
tradicional armadilhas
as armadilhas das partições tradicionais são perdidos espaço quando o particionamento, inflexibilidade física e um limite para o número de partições . Estes não são facilmente notado pela pessoa média em um sistema de home ou estação de trabalho individual, mas a nível de negócios, essas limitações se tornam aguda quando se considera a segurança dos dados e redundância.
Comparação ao RAID
para partições tradicionais, o equivalente ou analógico para o LVM é o Redundant Array of Independent Disks (RAID ), que fornece uma funcionalidade muito semelhante , o que permite aos usuários utilizar o espaço em disco de vários discos rígidos em tandem. RAID nativamente suporta funções de segurança, como o espelhamento e paridade , a fim de garantir que os dados são facilmente copiados e recuperado. LVM 2.0, que ainda está em desenvolvimento ativo, adotou essas normas de segurança.