Quando você estiver conectado em um sistema Linux em um perfil específico ou conta, você pode ver o "Permission Denied " mensagem de pop-up ou na linha de comando ou sob o sistema X Windows quando você está tentando acessar um arquivo ou instalar um aplicativo . Se você for um administrador, você pode utilizar o usuário root ou o comando sudo para contornar essa mensagem. Permissões de Arquivos
A segurança de sistemas baseados em Unix , como o Linux, vem da forma como as permissões para acessar ou modificar arquivos são altamente compartimentada . Os arquivos de configuração que são centrais para a função do sistema só pode ser modificado pelo usuário root do sistema , também conhecido como o super usuário. Os usuários comuns só pode acessar arquivos que quer que eles criaram , ou arquivos cujos proprietários lhes deram permissão para acessar. Este sistema de permissões diferentes protege tanto o sistema em si , bem como a segurança dos utilizadores individuais no sistema . A única exceção a restrições de acesso aos arquivos de usuários individuais é o usuário root , que pode acessar e modificar qualquer arquivo em todo o sistema.
Root
é apenas uma única conta de usuário root em qualquer sistema Linux, e é criado durante o processo de instalação do sistema. Por causa do sistema de permissões de largura do usuário root, que normalmente só é utilizado para a criação de novas contas de usuário , modificar as permissões de arquivos para permitir que outros usuários acessem arquivos específicos , ou a manutenção do sistema , tais como instalações ou upgrades . Normalmente, os administradores de sistema não registrar em um sistema como usuário root , mas abrir uma linha de comando de dentro de sua conta de usuário normal e iniciar uma sessão como usuário root digitando "su" seguido da senha de root.
< Br >
Sudo
Uma convenção de segurança comum é que os usuários devem evitar assumindo privilégios de root completos a menos que eles estão realizando extensa manutenção do sistema. Em vez disso, convenção diz que os administradores de sistema deve usar o comando " sudo" para dar ações individuais privilégios de root. Qualquer conta que o usuário root contribuiu para a "roda " de usuários e grupos adicionados à lista " sudoers " pode usar o sudo . Usando este comando permitirá que você acessar qualquer arquivo no sistema, e também é comumente usado para a instalação de programas ou atualizações do sistema .
Acesso Restrito
Assim como outros sistemas operacionais pode ter várias contas de administrador, um sistema Linux pode ter várias contas de usuários que têm permissão para usar o comando "sudo " . Se um usuário cuja conta não tem permissões sudo recebe uma mensagem " permissão negada " , isso simplesmente significa que ele estava tentando fazer algo que ele não era suposto. Se um usuário não tem privilégios de administrador , então ele não é feito para acessar arquivos de sistema, os arquivos de outros usuários , ou instalar um novo software no sistema.