Quando você instala o Ubuntu, você pode notar que você não pode reproduzir DVDs , ouvir MP3s ou assistir streaming de vídeo Flash. Por razões legais , o Ubuntu não inclui os plugins necessários para essas tarefas comuns. No entanto, os plugins estão disponíveis no repositório do Ubuntu restrito , que tem programas que permitem formatos proprietários para trabalhar no Ubuntu. Licenciamento Ubuntu Software
Os desenvolvedores do Ubuntu acredita que todo o software deve ser livre e de código aberto. Outras pessoas devem ser capazes de visualizar , modificar e distribuir o código-fonte de aplicações de software . Por padrão, o Ubuntu só instala aplicativos e plugins que atendem a esses requisitos . Estes são os aplicativos que podem ser instalados a partir do repositório "main" do Ubuntu. A maioria dos programas para Linux cumprir com estes termos , uma vez que permite que a comunidade se adaptar e melhorar os programas, como correção de bugs . Ubuntu não pode oferecer apoio a programas que não atendem a esses requisitos.
Restrita Programas
Ubuntu não distribuir programas que não atendem as principais normas do repositório. Estes programas permitem que os usuários do Ubuntu para usar formatos proprietários , como MP3s , DVDs e Flash. Ao contrário de livre e software de código aberto , esses programas têm algumas restrições à sua utilização . Você pode instalar a maioria deles no Ubuntu com o comando " sudo apt- get install ubuntu-restricted- extras" na linha de comando . Você vai ter vários pacotes , incluindo o plugin do Flash para o Firefox e um plugin Gstreamer jogar MP3s . Para reproduzir DVDs , você precisa executar "sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh ".
Restrições
Ubuntu tem restrições sobre os plugins e outros softwares que distribui através do repositório restrito. Por exemplo , ele deve ser livre e não exigem taxas de redistribuir ou modificar. Não se pode restringir os programas que a utilizam . A licença para o programa não deve ser Ubuntu- plataforma específica . Deve estar disponível para outras plataformas. O plugin deve permitir o uso comercial e não pode discriminar pessoas, grupos ou campos de atuação. Por fim , o Ubuntu deve ser capaz de passar os mesmos direitos sobre o software para usuários do Ubuntu .
Considerações
instalação eo uso de plugins restritas é com o risco de o usuário. Usando o software legalmente depende do país do usuário e propósito. Nos Estados Unidos , por exemplo , você pode usar o software legalmente restrito a reproduzir DVDs que você possui , mas você não pode usá-lo para copiar um DVD para dar a um amigo. Ubuntu sugere que em vez de usar software proprietário e formatos , você alternar para opções gratuitas . Por exemplo, você pode mudar de áudio MP3 para FLAC . Além disso , alguns softwares restritos , como o Flash, pode exigir que você concorda com os termos de licenciamento extras antes que você possa instalá-lo. Leia os termos na linha de comando antes de decidir se você deseja instalar o plugin.