? Um cache DM é uma forma de criar espaço de armazenamento extra em uma rede de armazenamento de dados . " DM " é a abreviação de " Device Mapper ", uma ferramenta Linux para criar um cache de DM . Você pode usar um cache de DM para fornecer armazenamento adicional , melhorando o desempenho do seu sistema e sua capacidade de " escala " - ou crescer - para atender às crescentes demandas dos usuários. Dispositivo Mapper
dispositivo mapeador é um componente Linux que mapeia volumes lógicos - blocos de armazenamento de dados - sobre o espaço físico de armazenamento disponível. Mapeador de dispositivos também cria dispositivos virtuais para ler e escrever blocos de dados e mapear os dados em espaços de memória . Quando um sistema armazena os dados em um cache DM em vez de memória física, o mapeador de dispositivo direciona consultas de dados no cache , o que reduz o tempo para a recuperação dos dados.
Cache Estrutura
< br >
Um cache DM consiste dos dados em cache lá e os metadados associados a ela. Os metadados são dados sobre dados : o conteúdo de um ficheiro , o seu tamanho , o formato dos dados é armazenado e assim por diante . Quando o mapeamento de dispositivos dirige um bloco de dados no cache , o computador tenta encontrar um bloco vazio para armazenar as informações . Se não houver nenhum, ele procura por um bloco de dados que pode substituir , como um bloco que não tenha visto o uso muito recente. Esses dados serão devolvidos para a memória.
Vantagens
caches DM usam uma arquitetura simplificada, o que os torna adaptável e fácil de personalizar. Os utilizadores podem ajustar o tamanho do bloco e a capacidade de cache com base na quantidade de dados que terá de manipular ou sobre o valor dos dados . Se uma determinada aplicação precisa armazenar uma grande quantidade de dados em seqüência , os usuários podem configurar o cache para esse fim. Se um usuário quiser gravar as informações em um banco de dados simultaneamente com o cache, que não irá interferir com as operações do cache.
Inconvenientes
Uma desvantagem de usar um DM cache é que o sistema operacional Linux tem espaço limitado para armazenamento de metadados. Se o cache é grande, e inclui lotes de pequenos blocos , que acrescenta-se a uma grande quantidade de metadados para a informação armazenada . Para solucionar esse problema , o usuário deve aumentar o tamanho do bloco. Outro possível problema é que , depois de uma falha do servidor, os metadados cache pode não coincidir com o conteúdo do cache , embora seja possível restaurar a configuração correta , eventualmente.