Sistemas  
 
Conhecimento computador >> Sistemas >> Linux >> 
O que é o dedo em Linux
? Linux certamente tem seu quinhão de comandos e aplicativos de nome estranho , mas "dedo" é certamente perto do topo da lista. Usado para encontrar informações sobre os usuários em uma rede , ele traça a sua linhagem até os primeiros dias da computação em rede e , embora tenha caído em desuso recentemente , ele ainda tem seus usos. História

O protocolo dedo traça as suas origens de volta para 1971, quando foi criado por Les Earnest no Stanford Artificial Intelligence Lab . Constatação de que seus colegas trabalharam longas horas , muitas vezes imprevisíveis , Earnest criado dedo como uma maneira de descobrir o que estava conectado ao sistema, onde o seu cargo era , como chegar até eles através de telefone e quanto tempo eles tinham sido ocioso - que indica se foi provável que a pessoa estava realmente em seu escritório, se era desejado um encontro cara- a-cara. Nomeado após o ato de apontar , foi um sucesso instantâneo com os seus colegas de trabalho e ainda é encontrada em sistemas Unix e Linux hoje.
Uso

Typing "dedo" sem aspas no prompt de comando em um terminal Linux irá mostrar uma lista de cada usuário conectado ao computador , o seu nome de usuário e nome verdadeiro , a data ea hora em que logado, quanto tempo eles têm sido ocioso e número do escritório e telefone, se fornecido. Usando a sintaxe " finger [usuário] " (sem aspas , substituindo [username] com um nome de usuário real) mostrará as informações para o usuário específico, incluindo todos os do telefone acima, mais casa e planejar as informações - um arquivo originalmente destinado a usuários para listar a sua localização e os planos para o futuro próximo para torná-los mais fáceis de localizar . Para editar as informações de dedo , tipo " chfn " sem as aspas no prompt de comando , pressione "Enter" e siga as instruções.
Comandos semelhantes

Dedo foi desenvolvido para fornecer mais informações do que o comando "quem" , que lista apenas nomes de usuário autenticado no momento e na data e hora do seu início de sessão. O comando " whoami " é um pouco semelhante , exibindo o nome do usuário logado no que terminal ou computador particular.
Privacidade e preocupações de segurança

Enquanto o serviço foi útil para os primeiros dias de trabalho em rede para localizar e contatar outros usuários em uma rede , o fácil acesso a nomes, números de telefone e endereços de e-mail permitem que hackers para obter uma lista de funcionários da empresa e suas informações de contato , abrindo uma organização social, até um ataque de engenharia . Como resultado, o protocolo tem caído em desuso , mas ainda está disponível em versões modernas de Unix e Linux.
Disclaimer

As informações contidas neste artigo aplica-se a kernel do Linux 3.2.0 . Pode variar um pouco ou significativamente com outras versões ou produtos.

Anterior :

Próximo : No
  Os artigos relacionados
·Os prós e contras do Fedora sobre Ubuntu 
·Como o Hibernate em Linux 
·Como copiar arquivos de um BlackBerry para Linux 
·Como dar todas as permissões no Ubuntu 
·Bloquear o Linux for Kids 
·O que é spool em Linux 
·Como fazer um Launcher em Linux 
  Artigos em destaque
·Como inserir D2D Recovery em um E- Máquina 
·Como Descobrir How Old Is My Computer 
·Como alterar o papel de parede do computador no Windows…
·Como encontrar e substituir os arquivos excluídos 
·Como capturar a tela de qualquer quadro Vídeo 
·Como recuperar um disco com um repertório Corrupt 
·Como corrigir Definições OSD 
·Tarefas a serem executadas para acelerar o seu PC 
·Como encontrar um arquivo no DOS 
·Como particionar seu disco rígido em Vista 
Cop e direita © Conhecimento computador https://ptcomputador.com Todos os Direitos Reservados