1. Infectadores de arquivos: Esses vírus se ligam a arquivos executáveis (.exe, .com, etc.) e os infectam com código malicioso. Quando o arquivo infectado é executado, o código do vírus é executado e pode causar vários danos, incluindo exclusão de arquivos, formatação de discos e roubo de informações pessoais.
2. Vírus do setor de inicialização: Esses vírus infectam o setor de inicialização de um disco rígido ou disquete. Quando o disco infectado é inicializado, o código do vírus é executado e pode causar vários problemas, incluindo impedir a inicialização do computador, corromper arquivos e roubar informações pessoais.
3. Vírus de macro: Esses vírus infectam documentos do Microsoft Office (.doc, .xls, .ppt, etc.) e usam a linguagem macro incorporada ao Office para se espalhar. Quando um documento infectado é aberto, o código do vírus é executado e pode causar diversos danos, incluindo exclusão de arquivos, formatação de discos e roubo de informações pessoais.
4. Vírus de rede: Esses vírus se espalham pelas redes explorando vulnerabilidades nos protocolos de rede. Quando um computador infectado se conecta a uma rede, o vírus pode se espalhar para outros computadores da rede. Os vírus de rede podem causar diversos danos, incluindo lentidão no tráfego da rede, roubo de informações pessoais e até mesmo controle de computadores.