? Saber quais processos estão sendo executados em seu sistema operacional Linux pode ajudar a protegê-lo contra os riscos de segurança e vulnerabilidades do sistema, incluindo processos escutando em portas abertas . Mantenha o controle dos processos em execução e os usuários associados com eles usando comandos do Linux que os detalhes do sistema de lista. A compreensão de como usar os comandos do Linux vai ajudar a manter você no controle dos processos que o seu sistema está em execução. Netstat Command
O comando netstat é um utilitário que ajuda você a monitorar seu status de rede, incluindo as portas de sua rede têm conexões ou aplicações de escuta na porta ativos. O comando básico netstat para listar todas as portas com aplicações de escuta é " netstat - escuta. " Isso retorna uma lista das portas ativas em seu computador. Identifique a porta que deseja detalhes do programa sobre a partir desta lista .
Bandeira Programa Netstat
Adicionar um sinalizador programa no final do seu comando netstat para listar o número de identificação da porta eo nome do programa que está escutando no momento que a porta . O comando netstat para ver as portas de escuta com os nomes de programas ativos é formatado como " netstat - escuta - . Programas " A última coluna dos dados de retorno irá formatar o número de identificação do processo eo nome do programa separados por uma barra , como como " PID /programa. "
LSOF
Quando a tag programa falhar em seu comando netstat , ou você precisa de uma abordagem diferente para identificar o programa associado a um número de porta , as informações do programa comando retorna lsof para o número da porta que você lista os parâmetros de comando. Por exemplo , para verificar a porta 80 , digite " lsof -i : 80 " e rever os dados de retorno. O primeiro campo lista o programa associado a esse processo . Se o primeiro campo mostra o Apache , o servidor Web Apache está escutando a porta em questão.
Processo de identificação do PID
Se você tem um número de identificação do processo , o " ls" comando produzirá detalhes sobre o processo . Digite " ls- l /proc /processid /exe . " Por exemplo, se você estiver olhando para obter detalhes sobre número de processo 1436, o comando deve aparecer como " ls- l /proc/1436/exe " para obter informações do processo . Os dados retornados pelo comando irá fornecer o nome da conta de usuário que iniciou o processo , bem como o nome do processo em questão.