Os vírus podem entrar em uma rede de computadores de várias maneiras, incluindo:
*
Através de anexos de e-mail: Os usuários podem receber e-mails com anexos que contêm vírus. Quando o anexo é aberto, o vírus pode ser liberado e se espalhar para outros arquivos do computador.
*
Através de sites maliciosos: Os usuários podem visitar sites infectados por vírus. Quando o navegador do usuário abre o site, o vírus pode ser baixado para o computador.
*
Através de downloads de software: Os usuários podem baixar software da Internet infectado por vírus. Quando o software é instalado, o vírus também pode ser instalado.
*
Através de unidades USB e outras mídias removíveis: Os usuários podem inserir unidades USB ou outras mídias removíveis em seus computadores que tenham sido infectados por vírus. O vírus pode então se espalhar para outros arquivos no computador.
*
Através de vulnerabilidades de rede: Alguns vírus são capazes de explorar vulnerabilidades em protocolos de rede ou sistemas operacionais. Isso permite que eles se espalhem de um computador para outro através de uma rede.
Para se proteger contra vírus, é importante tomar medidas como usar um firewall, manter o software atualizado e ter cuidado ao abrir anexos de e-mail e baixar arquivos da Internet.