? A sintaxe de uma linguagem de programação - qualquer linguagem de programação - são as regras gramaticais e de formatação que facilitam seus comandos únicos. O que define PERL à parte, no entanto, é fácil " fazer o que eu quero dizer" estilo sintaxe e apenas algumas regras estritas formatação que tornam mais fácil de aprender e escrever. Se você sabe como fazer o código em linguagens como C, Smalltalk ou Lisp, compreender sintaxe PERL - também chamado perlsyn - pode ser ainda mais fácil , uma vez que " empresta " regras de sintaxe de cada um. Introdução
Cada script Perl deve começar com uma declaração de que a dirige em direção ao intérprete instalado no seu computador . A sintaxe da instrução depende , no entanto, sobre se o sistema operacional for UNIX ou Windows. Para um sistema operacional UNIX , a declaração de abertura aparece como # /usr /local /bin /perl e para um sistema operacional Windows aparece como # C: ! \\ Perl \\ bin \\ perl, ou # D : \\ Perl \\ bin \\ perl se você instalar o interpretador em seu D: . unidade
Sintaxe constantes
Elementos de perlsyn que permanecem constantes são regras de sintaxe para acabar com declarações Perl, adicionando comentários , indicando programa variáveis e da maneira em que cada script trata espaços em branco . Um ponto e vírgula é o padrão para terminar uma declaração PERL ou declaração . Isto inclui declarações que imprimir um texto, declarações que avaliam variáveis e declarações que controlam o fluxo do programa . Por exemplo , imprimir "Olá mundo! " , E se $ x == $ y ; sempre terminam com um ponto e vírgula . Um símbolo de hash - "# " indica uma linha de comentário . Se o seu comentário se estende por várias linhas, incluir um símbolo de hash no início de cada linha. Use os símbolos '$ ', ' @' ou '%' para identificar uma variável de programa . Finalmente , a única vez perlsyn considera relevante é o espaço em branco quando é parte de uma cadeia entre aspas . Caso contrário, incluem tanto ou tão pouco o espaço em branco que você precisa para tornar o seu programa mais fácil de ler como perlsyn considerar irrelevante.
Sintaxe
Variáveis
Como você usar aspas e se eles são mesmo necessárias depende do tipo de declaração , bem como o que ela contém . Escolha entre o uso de marcas individuais ou duplos em strings literais e usar um ou nenhum quando incluindo números. Mas sempre usar aspas duplas quando uma declaração contém variáveis ou caracteres especiais, como o caractere de nova linha . No comunicado Olá Mundo " Olá Mundo" e " Olá Mundo ' estão corretos como está exibindo o número com 42 ou No entanto, uma declaração como print" Olá, $ nome \\ n "" 42. "; Que exibe uma saudação personalizada e , em seguida, começa uma nova linha deve incluir aspas duplas. Incluindo parênteses como parte da sintaxe da instrução pode ser uma questão de preferência ou uma maneira de definir a precedência. A impressão declarações ("Olá , mundo \\ n" ) e print " Olá, mundo \\ n"; são exatamente os mesmos . Controlar a ordem na qual os comandos são executados quando colocadas entre parênteses , como se estivesse em uma equação matemática .
Sintaxe de controle
Use perlsyn para controlar o fluxo de um PERL roteiro colocando código entre parênteses. Isto é especialmente importante ao colocar declarações em blocos ou usando instruções de controle, tais como laços , se /quando e trocar declarações. Suportes separar blocos de código para que as instruções são executadas como um grupo. Em um comunicado loop, isso pode significar uma declaração ou grupo de instruções dentro dos colchetes são executados até que uma condição é avaliada como verdadeira ou falsa antes de uma declaração alternativa assume :
LOOP : { do { último se $ x = $ y ** 2; # fazer algo aqui } enquanto $ x + + < = $ z ;