QBASIC foi uma linguagem de programação simples, que costumava vir livre com cópias do MS -DOS e versões anteriores do Windows , como uma forma de introduzir novos proprietários de computadores para a programação , apesar de não envolvê-los na complexidade das linguagens mais sofisticadas, como C + + . QBASIC permite a entrada ea saída básica , gerenciamento de arquivos e recursos gráficos mais básicos , o que você vai usar para criar uma animação bola em movimento . Modos gráfico
A primeira decisão que você precisa fazer na programação QBASIC é o seu modo gráfico. Desde QBASIC é construído em cima do MS -DOS , detalhes como a resolução da tela são codificados em 14 modos de gráficos. O modo padrão é 0, e este modo dá-lhe acesso a uma grade de 80x25 caracteres sem acesso a pixels individuais, o que não é muito adequado para uma animação. Em vez disso , use modo gráfico 7, que fornece-lhe com uma resolução 320x200 , 16 cores , acesso pixel individual , e mais importante para uma animação, o acesso a várias páginas gráficas :
TELA
7 , 1,0 < br >
The Loop principal
Depois de ter declarado seu modo gráfico com tela, digite o seguinte:
NÃO
loop while INKEY $ = ""
Isso diz ao programa para ser executado enquanto a tecla pressionada é igual a nada , ou, em outras palavras, para ser executado até que o usuário pressiona uma tecla.
Desenhar um Círculo
Desenho formas geométricas básicas é simples em QBasic . Antes da declaração DO, inicialize suas variáveis como segue :
xpos ! = 50ypos ! = 50radius ! = 16color ! = 14
E entre DO e LOOP, digite o seguinte:
CIRCLE ( xpos , ypos ), raio, colorPCOPY 1,0 CLS
Isto irá desenhar um círculo amarelo para " página 1 ", uma seção de memória de vídeo de lado para a realização de operações de desenho e copiar a página 1 para a página 0 , que representa os dados de vídeo realmente visível para o usuário. Esta é uma técnica conhecida em programação gráfica como double buffering, e elimina a cintilação da tela . Se você quiser ver um exemplo de por que você deve passar pela dificuldade de implementação de buffer duplo , remova a linha PCOPY e mudar o seu comando tela de modo que , em vez de tela de 7 , 1,0 , ele simplesmente lê TELA 7. < Br >
Animate
para animar o círculo, é necessário modificar os xpos e variáveis ypos dentro do dO ... LOOP . Depois de fazer, mas antes comando CIRCLE, digite o seguinte:
xpos = xpos + 0.001ypos = ypos + 0,001
Salve e execute para uma animação de uma bola em movimento. Se você gosta de um desafio , modificar esse código para ter a bola quicar pelas paredes.