produtos Oracle usar SQL , a linguagem de banco de dados relacional padrão da indústria que foi definida pela IBM Research , mas foi introduzido pela primeira vez para o mercado comercial pela Oracle Corporation em 1979. Oracle SQL é usado para manipular e consultar dados armazenados em bancos de dados Oracle . Oracle Database
Alguns bancos de dados têm características mínimas e apenas armazenar dados , enquanto a Oracle inclui linguagens de programação , equipamentos e utilitários que suportam aplicativos de nível empresarial e de data warehousing . Oracle é um dos bancos de dados mais populares do mundo.
Como um sistema de banco de dados relacional (RDBMS) , o Oracle armazena dados em tabelas com linhas e colunas. Uma tabela é referido como uma coleção de objetos do mesmo tipo (linhas) . A base para o banco de dados relacional prazo é que os dados em uma tabela podem ser relacionados de acordo com chaves comuns , conceitos e a capacidade de recuperar dados relacionados de uma tabela. Os dados são acessados por meio de SQL , ou Structured Query Language .
SQL
Oracle suporta comandos SQL que permitem que você selecione os dados, inserir novos registros , atualizar registros existentes e excluir registros que você deseja descartar
. SQL a operação mais comum é o comando select . A cláusula select é sempre seguido por cláusula from :
Selecione nome de coluna nome da tabela;
Antes que você pode selecionar dados de seu banco de dados você deve inserir dados em uma tabela . No comando criar a tabela , primeiro você dizer a Oracle que você deseja nomear sua tabela ; seguinte você especificar os nomes das colunas de sua tabela eo tipo de dados que cada coluna deve conter :
CRIAR TABLE tabela nome ( NÚMERO primeiro nome da coluna (2), segundo nome da coluna CHAR (14) , o terceiro nome da coluna CHAR ( 13) );
A primeira coluna contém dados numéricos (número ) e as segunda e terceira colunas contêm dados de caracteres (char ): --- letras, números ou sinais de pontuação , etc os números representam o comprimento máximo de valores que podem ser armazenados em suas colunas.
Depois de ter criado uma tabela , você pode começar a inserir linhas de dados emitindo o comando de inserção , em seguida, listar os valores de dados que estão a entrar em cada coluna :
inserir valores de nome de tabela (30, 'nome' , 'endereço' );
os nomes cláusula de atualização da tabela que você deseja modificar. A cláusula set " define " o campo o nome igual a algum valor. O comando update altera os valores armazenados nos campos :
nome ATUALIZAÇÃO nome da tabela campo SET name = campo + 100
O DELETE FROM nomes cláusula da tabela da qual você deseja remover uma linha ou conjunto de linhas . A cláusula WHERE é opcional e significa que você queria remover todas as linhas de uma tabela e especificar as condições em que as linhas a serem excluídas :
DELETE FROM nome da tabela WHERE nome table = 40
grandes ou complexas instruções SQL (procedimentos armazenados ) precisam ser escritos em Oracle PL /SQL ( /Structured Query Language Linguagem Procedural ) código, que é a execução de várias instruções SQL.