Um DFD , ou diagrama de fluxo de dados, é uma ferramenta de modelagem de sistema que é uma representação gráfica de um sistema de informação . Com a utilização de formas e as setas , o fluxo de dados é ilustrada a explicar como o sistema trabalha . Modelagem do sistema é freqüentemente usada por desenvolvedores de software para obter uma imagem mais clara do que tem de incluir em um aplicativo durante a criação de um novo programa. Ele também é usado por pessoal de operações ao analisar como melhorar os processos dentro da organização. Instruções
1
Criar um diagrama de contexto . O diagrama de contexto é o diagrama de fluxo de dados de nível superior , muitas vezes chamado de nível 0 . Isso mostra um processo representado por um círculo , ligado a entidades externas representadas por retângulos. O relacionamento deles é ilustrada por setas que apontam para o processo , que pode ou não pode mostrar uma seta apontando para trás , o que implica uma relação de mão dupla. Por exemplo, se criar um diagrama de contexto para um Sistema de Ordem, desenhar um círculo rotulado "Sistema Ordem, " com entidades externas, tais como "Cliente ", " Representante de Vendas " e " Armazém " representados como retângulos com setas apontando para dentro e para fora do sistema . Setas ilustrar ações como um rotulado como "ordem" de clientes e uma seta para fora rotulado como "comissão" para representantes de vendas .
2
Criar o próximo nível no seu diagrama de fluxo de dados. Identificar os processos gerais envolvidos em seu sistema e mapeá-los para fora. Para o exemplo anotado na Etapa 1 , você pode ter processos, tais como "Preencha Order " e " Criar fatura . " Isso é chamado de Diagrama 0 de seu DFD .
3
Desenhe os diagramas de nível inferior. Detalhe promover os processos identificados no passo 2 . Para "Preencha Order ", por exemplo , desenhar o DFD que mostra passo a passo . Repita esse procedimento para cada processo na Etapa 2. Se o processo envolve o armazenamento de banco de dados , você também pode indicar isso no diagrama usando " armazenamentos de dados . " Estes são os repositórios de dados no sistema representado por um retângulo horizontal, aberto de um lado .