Ao longo dos anos , uma variedade de modelos de desenvolvimento de software e arquiteturas têm aparecido e , em seguida, desapareceu em popularidade. Ao longo do caminho , cada um contribuiu para o ofício e influenciou a forma como o software é construído . Dois desses modelos , desenvolvimento baseado em componentes e arquitetura orientada a serviços , fez contribuições significativas para os modelos de desenvolvimento atuais. Desenvolvimento baseada em componentes levou para tanto o desenvolvimento rápido de aplicações e programação visual, enquanto a arquitetura orientada a serviços , ou SOA , evoluiu para serviços de computação em nuvem , em que você acessar o software de servidor através de um navegador web. Desenvolvimento Baseado em Componentes
Visual Basic, Delphi e JavaBeans programação cada contar com um conjunto de componentes de arrastar e soltar puxado de uma paleta para algum tipo de superfície de trabalho . Junto com componentes internos , os desenvolvedores podem criar seus próprios controles personalizados para desempenhar funções adaptadas às suas próprias necessidades de negócios. Os desenvolvedores criam conjuntos de componentes reutilizáveis em primeiro lugar, em seguida, usá-los como blocos de construção para criar novas soluções de negócios . Esta é a base do desenvolvimento baseado em componentes.
Service-oriented Architecture
SOA utiliza um número de servidores Web para distribuir o poder de computação para resolver grandes problemas de negócios. Quando um navegador exibe uma página da Web, ele primeiro envia uma solicitação para um servidor Web aguarda os resultados e apresenta -lo à página . Um serviço Web , os blocos de construção de SOA , conta com as mesmas solicitações da Web e respostas para coordenar o trabalho entre computadores. Cada computador tem um conjunto de serviços que ele pode executar e outros computadores solicitam estes serviços.
Semelhanças
Embora os modelos de programação parecem bastante diferentes, o total visão é a mesma coisa. Ambos os componentes e serviços , cada um tem um conjunto predefinido de métodos ou funções que eles executam . Os projetistas de software começar por definir blocos de construção que representam objetos do mundo real. Podem ser notas fiscais , extratos bancários , clientes ou outras entidades empresariais . O designer , em seguida, define uma série de mensagens ou funções que contam o objeto para fazer algo. Por exemplo , um objeto de conta corrente pode ter uma função que retorna o seu saldo atual ou pode ter uma função que recebe um pagamento , aumentando o seu equilíbrio e postar a verificação no seu registo.
Diferenças < br >
as principais diferenças giram em torno de escala e tecnologia. Um componente vive em um único computador e toda a comunicação ocorre dentro de uma única caixa. Serviços de viver em vários computadores , muitas vezes em diferentes locais físicos e comunicação ocorre através de redes. Componentes geralmente implementar muito pequenas , funções granulares. A tarefa do componente típico pode ser a ler e escrever dados de uma tabela de banco de dados único ou lançar uma transação . Serviços geralmente se estendem por várias divisões ou até mesmo empresas diferentes. Serviços Web típicos podem postar vendas de filiais regionais para o escritório central ou enviar uma lista de cheques para o banco da empresa.