Conversão de strings de tempo em uma data ou hora utilizável em SQLite é útil para comparar datas , exibindo uma data em um determinado formato para um usuário ou fazer o upload de uma data em questão consistente. SQLite é um mecanismo de banco de dados SQL auto-suficiente que não precisa de um servidor ou qualquer configuração . Ao contrário de muitos motores de SQL, SQLite não tem uma data dedicada ou tipo de dado tempo. Em vez disso , as datas são armazenadas como um "texto", "real" ou " valor inteiro " . Você converter seqüências de tempo até a data e hora SQLite funções - ". Strftime ", " data", " tempo", " data e hora " e " JULIANDAY " Instruções
um
Run SQLite consultas a partir do prompt de comando com o programa " sqlite3 " digitando :
$ sqlite3 my_db.db
Isso irá criar um banco de dados com o nome de " my_db.db " se ainda não existir . Ele também coloca você no ambiente sqlite3 , que você pode sair com os comandos " . Sair ", " . Q" ou " . Saída. "
2
Chame o " strftime (formato , TimeString , modificador ), " função de modificador para retornar uma data formatada a partir de uma seqüência de tempo. Isso é útil para comparar datas , exibindo uma data em um determinado formato para um usuário ou fazer o upload de uma data em questão consistente. O formato de uma seqüência de tempo segue as regras da função C " strftime " . Alguns dos formatos de cadeia de tempo válidos incluem " AAAA- MM- DD ", " AAAA- MM- DD HH: MM ", " AAAA- MM- DD HH : MM: SS ", " AAAA- MM- DD HH : MM: SS.SSS ", " dddddddddd "e" agora ". O caráter "Y" significa ano , "M" para mês , "D" para o dia , "H" para hora , "M" para minutos e " S" para o segundo . O formato " dddddddddd " representa um timestamp unix . Por exemplo, a consulta a seguir irá calcular quantos segundos se passaram desde que a data de 2002 :
$ sqlite3 my_db.db SELECIONE strftime ( '% s', ' agora ') - strftime ( '% s' , '2002 - 05-11 01:56:23 ');
3
chamada "data ", " tempo", " data e hora " ou funções " JULIANDAY ", para usar um pré- versão formatada da função " strftime " . A função "date" retorna a data no formato " AAAA- MM-DD ", a função "time" retorna como " HH : MM: SS ", a função " datetime " retorna como " AAAA -mm- dd HH : MM: SS "e" função JULIANDAY " retorna o número do dia juliano. Por exemplo, a consulta a seguir retornará uma data a partir de 2009 como " 2009-09-22 ", removendo a hora, minuto e segundo informações:
$ sqlite3 my_db.db data SELECIONAR ( '2009 - 09-22 02:57:13 ');