Apesar de sua idade e diferenças sintáticas consideráveis de linguagens de programação mais recentes , COBOL continua em alta utilização na indústria de computadores . COBOL suporta o uso de tipos de dados , como inteiros , números de ponto flutuante e strings , mas algumas implementações da linguagem incluem outros tipos , tais como valores de data e hora. COMP- X
Um tipo COMP -1 é um único precisão, tipo de ponto flutuante que utiliza quatro bytes de armazenamento . O primeiro byte armazena o sinal do número (positivo ou negativo ) em seu bit mais à esquerda , eo expoente nas restantes sete bits. Os próximos três bytes armazenar a mantissa , ou os números que vêm depois do ponto decimal . Um tipo COMP -2 é uma de oito bytes , variável de precisão dupla . Seu primeiro byte funciona da mesma forma um tipo COMP -1 e os restantes sete bytes loja mantissa. Tipos COMP- X não truncar os resultados das operações .
Zoned e Embalado Decimal
COMP -3 é um tipo decimal embalado que usa cada byte para representar dois dígitos , exceto para o mais à direita , que detém um número em bits de zero a três eo sinal em bits 4-7 . Um decimal zoneada é um tipo descompactado que usa um byte para representar um dígito, onde para cada um, os bits de zero a três segurar o sinal e bits de quatro a sete realizar uma representação binária do próprio dígito.
tipos binários
o binário , COMP e COMP- 4 tipos todos os inteiros binários de loja. No entanto, eles truncar os resultados das operações antes de salvar o valor. Você pode usar as palavras-chave COMP e notrunc para forçar operações a se comportar como tipos COMP- X . Algumas implementações COBOL também têm COMP- 5, que é um tipo binário que usa operações binárias completos sem truncar os resultados. Por causa da truncagem , as operações com tipos binários geralmente levam mais tempo do que as operações com tipos COMP- X .
PICTURE Cláusula
A cláusula PICTURE COBOL permite criar cordas com um determinado conjunto de parâmetros. Por exemplo , você pode criar seqüências que só pode ter caracteres alfabéticos ou seqüências que permitem que todos os caracteres válidos. Você também pode usar a palavra-chave PIC para criar tipos de número assinados ou não assinados. Com essa cláusula , você também especificar o comprimento do valor . Por exemplo, " PIC 999" cria um número de três dígitos , enquanto o " PIC X (3)" cria uma seqüência de três caracteres .