Em uma linguagem de programação , um tipo de dados de caractere é um único caractere . Algumas linguagens permitem que você crie uma matriz de caracteres para simular palavras ou frases. Alternativamente, você pode criar tipos de cordas , que possuem a mesma informação, mas fornecem diferentes funções e métodos. Matrizes de caracteres são benéficas se, por exemplo , você escreve uma pesquisa de texto ou programa de palavras cruzadas . No entanto , as cordas tem mais usos e são implementados em linguagens de programação mais do que arrays de caracteres . Tamanho de armazenamento
Uma matriz de caracteres sempre tem um espaço definido na memória. Por exemplo, uma matriz de 10 caracteres requer espaço na memória para todos os 10 personagens, independentemente de você usar todos eles . Da mesma forma, se você tentar salvar uma palavra que tem mais de 10 caracteres na matriz , qualquer coisa após o 10 º é cortado e perdido. Cordas têm tamanhos variáveis ea quantidade de espaço que eles ocupam na memória depende do comprimento da corda.
Comprimento
Ao escrever código , você sempre sabe o comprimento de uma matriz de caracteres , porque você tem que declará-la explicitamente. No entanto , este não é o caso de cadeias de caracteres , especialmente para cordas que dependem de entrada do utilizador . Para saber o comprimento de uma matriz de caracteres , você simplesmente precisa para retornar o tamanho da própria matriz, independentemente dos elementos na matriz. Para descobrir o comprimento de uma string , você precisa chamar uma função de cadeia definido , como " comprimento " em C + + , que retorna o comprimento como um inteiro.
Indexação
uma das vantagens de arrays de caracteres mais de cordas é que você pode especificar um índice na matriz e obter um personagem específico que você deseja usando apenas uma linha de código. Você não pode fazer isso com uma corda na maioria das linguagens de programação , pois cordas não manter um índice de seus personagens. Da mesma forma, você pode fazer um loop através de uma matriz de caracteres e realizar várias ações que você não pode com cordas , como a contagem de quantas vezes a letra " s " aparece ou substituir todas as ocorrências da letra "A ". Mais uma vez , a maioria das outras linguagens de programação não tem esse tipo de funcionalidade disponível para você de uma forma tão simples.
Disponibilidade línguas
programação mais utilizados têm aulas de cordas que permitem que você crie variáveis de cadeia , incluindo C + + , Java, Visual Basic , Perl, Python e línguas mesmo script como JavaScript e PHP. No entanto, o tipo de dados char é muito menos usado. Entre as línguas, apenas C + + e Java têm um tipo char explicitamente definido. Para criar uma matriz de caracteres em outros idiomas, você precisa criar uma matriz de strings e limitar cada elemento a um personagem.