COBOL significa Common Business Oriented Language e é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida originalmente na década de 1950 . COBOL foi concebido para ser o mais legível possível e , como resultado, inclui estruturas - como a seção, parágrafo e frase - tradicionalmente associados com a prosa Inglês . Programas COBOL são tipicamente mais detalhado, ou prolixo , do que aqueles escritos em linguagens de programação mais contemporâneos , como C ou C + +. Sintaxe
A sintaxe ou gramática, de COBOL é definido por uma notação conhecido como o COBOL Metalinguagem . COBOL palavras reservadas - palavras que têm um significado fixo e não pode ser redefinida por programadores - são escritos em letras maiúsculas e sublinhado se obrigatória. Material colocado entre chaves ({}) indica que um programador deve escolher uma das opções dentro das chaves , enquanto o material entre colchetes ( []) é totalmente opcional. Uma sequência de três pontos (...) , também conhecido como uma elipse , indica que a sintaxe antes da elipse pode ser repetido a critério do programador.
Programa Estrutura
programas COBOL consiste de uma hierarquia de divisões , seções , parágrafos, frases e declarações. A divisão é um bloco de código que contém uma ou mais seções , que começam com a palavra reservada "SECÇÃO ", seguido de um período e , por sua vez , contêm um ou mais parágrafos. Um parágrafo é um bloco de código que contém uma ou mais frases, cada uma das quais constituída por uma ou mais declarações terminadas com um ponto.
Variáveis
COBOL variáveis são definidas em uma divisão conhecida como a divisão de dados e cada declaração variável consiste de um número de nível , um nome ou identificador de dados e , no caso dos chamados variáveis elementares , uma cláusula de imagem , que descreve a estrutura da variável . Variáveis elementares - o que pode ser descrito como variáveis comuns em outras linguagens de programação - não são subdivididos e requerem uma cláusula de imagem para reservar o armazenamento necessário para a variável. Variáveis do grupo , por outro lado, consiste em uma coleção de variáveis elementares , ou itens , tratados como um único grupo. Eles não reservar espaço de armazenamento , de modo que não se pode ter uma cláusula de imagem .
Mensagens de erro quando tenta
mensagens de erro COBOL comuns incluem pré- compilador , compilador e runtime erro mensagens. Mensagens de erro pré- compilador são causados por problemas que impedem um trabalho de serem submetidos ao programa que traduz COBOL instruções de alto nível em código de máquina , conhecido como o compilador. Erros do compilador são causados por problemas com o próprio código COBOL, enquanto erros de execução são causados por programas fazendo algo ilegal durante a execução.