computadores mainframe IBM executar trabalhos de grupo que consiste de instruções executadas com pouca - ou-não intervenção do operador. Por exemplo, para imprimir um relatório no final do mês , um operador apresenta um trabalho em lotes para o relatório , quando o trabalho for concluído , o computador imprime o relatório em uma impressora . Job Control Language , ou JCL , dá um nome ao trabalho e lista os programas e arquivos do computador usa para realizar o trabalho . Declaração de Trabalho
A primeira declaração em qualquer trabalho é a declaração de emprego ou cartão de trabalho . Ela começa com um "//" seguido de um espaço , um nome de trabalho de oito caracteres , um outro espaço ea palavra " trabalho". Outras informações opcionais podem seguir JOB , incluindo referências de contabilidade e um comentário de 20 caracteres descrevendo o trabalho. Um técnico de computador monitorando o mainframe pode observar a atividade do sistema , observando os nomes de trabalho na tela do console.
Exec
Um trabalho executado um ou mais programas que lêem e dados do processo . O JCL especifica esses programas com a declaração " exec" . Ela começa com a mesma dupla barra que começa comandos mais JCL , seguido por um espaço e um nome de passo de oito caracteres , um espaço ea palavra " EXEC . " O nome da etapa permite que o computador acompanhar o progresso do trabalho. A declaração exec pode executar um programa ou de um procedimento , que é um outro conjunto de JCL salva como um arquivo separado por conveniência.
Definição Dados
dados declaração definição especifica arquivos que um programa usa ou cria. Ele começa com a barra dupla , um espaço, um nome de definição de dados, e as letras "dd ". A definição de dados pode especificar o nome de um arquivo de disco existente ou um novo arquivo ainda não criado. A declaração inclui opções que especificam se o arquivo compartilhado ou uso exclusivo, e se o computador deve manter ou apagar o arquivo quando o trabalho for concluído . Programas de usar nomes de arquivos sistema de genéricos como " sysout " para a saída ", SYSIN " para entrada e " SYSPRINT " para relatórios impressos. O computador geralmente tem estes definidos como padrão dispositivo ou arquivo nomes , apesar de uma declaração de definição de dados pode atribuí-los a arquivos ou dispositivos alternativos . Por exemplo, um computador envia a maior parte de seus relatórios para o seu principal sistema de impressão com papel normal, mas cheques deve imprimir em formulários de seleção. Para resolver este problema, o trabalho que imprime cheques usa uma definição de dados para atribuir o padrão de impressão do dispositivo " SYSPRINT " para uma impressora com cheques .
Comentários
Duas barras seguidas por um asterisco e um espaço em branco indicam uma declaração comentário JCL . O computador não executa comentários; comentários servem para documentar o trabalho. Os comentários podem incluir a data que o programador escreveu o trabalho, o seu nome eo nome da organização, descrições do que o trabalho faz e dicas para lidar com os problemas e circunstâncias especiais. Um trabalho pode ter qualquer número de instruções de comentário. Ao contrário de outras instruções JCL , os comentários têm poucas regras de sintaxe , então um programador pode incluir a informação em quase qualquer formato .