Não, os sistemas geralmente * não * aceitam apenas códigos mnemônicos para entrada do programa. Os mnemônicos são uma representação legível pelo homem das instruções da máquina (linguagem de montagem), mas a maioria das programas é feita usando linguagens de nível superior (como Python, Java, C ++, etc.). Essas linguagens de nível superior usam a sintaxe que está muito longe do código da máquina subjacente, tornando-as muito mais acessíveis aos programadores.
Enquanto os montadores traduzem mnemônicos em código de máquina, a grande maioria da entrada do programa está na forma de código-fonte escrito nesses idiomas de nível superior. Mesmo quando trabalha no nível da montagem, muitos montadores oferecem recursos além de apenas mnemônicos brutos, como macros e diretrizes que aprimoram a legibilidade e a organização do código.
Em suma, enquanto os mnemônicos desempenham um papel nos níveis mais baixos de programação, eles não são o padrão ou a única maneira de fornecer a entrada do programa.