Programas em desenvolvimento , inevitavelmente, tem bugs que precisam ser rastreados e resolvidos. Enquanto os programas mais simples podem geralmente ser depurado pelo olhar sobre o código fonte, aplicações complexas envolvem muitas variáveis interagindo e estruturas de classe em que o erro poderia estar escondido . Consequentemente, ferramentas como o GNU Project Debugger ( GDB) ajudar os programadores , permitindo-lhes , literalmente, pausar seus programas em pontos específicos para examinar os valores atuais das estruturas de dados e variáveis. GDB torna este um procedimento direto em Linux. Instruções
1
Abra um emulador de terminal a partir do menu principal da sua distribuição Linux. Este processo pode estar no canto superior esquerdo , se você usar o GNOME ou o canto inferior esquerdo se você usar o KDE.
2
Digite " cd ", seguido do nome do diretório que contém o arquivo executável compilado para entrar nesse diretório.
3
Inicie GDB com o comando " gdb executável " onde " executável " é o nome do seu executável compilado.
4
Especifique o linha em que você quiser pausar a execução do seu programa com o comando "bn ", onde "n " é o número da linha na qual você quer quebrar , ou o ponto de quebrar .
5
Type " run" para iniciar a execução do seu programa. Ele será executado até atingir a linha que você especificou como o ponto de quebra .
6
Tipo "print x ", onde "x " é o nome de uma variável ou estrutura de dados após a sua quebra programa ao especificado ponto para exibir o valor (s) associado com "x ".
7
Type " passo " para continuar com a linha do programa por linha, ou "continuar" para continuar a execução para o próximo ponto de quebra ( se você especificou vários break points ) .
8
Digite " q" ou "sair" quando você é feito com a sessão de depuração . Você também pode consultar o site do GNU para uma extensa lista de possíveis operações de depuração com GDB .