? A linguagem de programação C foi desenvolvido para sistemas multitarefa . Como a linguagem C representa uma linguagem mais antiga , mas popular de programação , muitos dos seus elementos estruturais e sintaxe ter encontrado seu caminho para outras línguas. Ao compreender conceitos como declarações , funções e pré-processador , um programador pode começar a se familiarizar com C e outras linguagens que tomam emprestado elementos da mesma. Demonstrações C
O fundamento básico de programação C é a "declaração ". Declaração AC representa um comando na execução de uma programação C . Declarações C normalmente ter apenas uma linha de código , e são terminadas por um ponto e vírgula ( ";") . Grupos de declarações realizadas em conjunto pela funcionalidade ou finalidade são chamados de código " . Blocos " Uma declaração típica realiza atribuição de dados a uma variável, uma operação matemática ou uma chamada para uma função, como nos exemplos a seguir :
x = 4 //assignmenty variável = 5 + 6 //adição e atribuição
Funções
Blocos de código unidos por um nome e propósito são chamados de " ,. funções " as funções são blocos especiais de código em que um programador pode fazer referência ao bloco de código por seu nome e obter resultados a partir de qualquer computação que ocorre dentro do bloco . Funções representam o coração de qualquer código C , pois eles permitem que os programadores escrever código e reutilizá-lo mais e mais. Por exemplo, a seguinte função de "duplo" leva uma variável, e retorna os resultados do dobro do valor dessa variável :
int double (int x) {return x * 2 ;}
< br >
a principal função
a parte central de qualquer programa C é a principal função . A função principal geralmente designa o código central para executar no programa. Cada programa que um usuário irá executar deve conter uma função "main" , que será parecido com o seguinte código:
int main () { /* código para o programa vai aqui * /return 0; }
Qualquer código para o programa irá aparecer dentro de " main () " antes do "return 0" declaração .
o Preprocessor
antes o programa é executado , o programador pode definir macros, importar bibliotecas externas e definir outras funções como parte do " Preprocessor ". Estes comandos serão executados antes do início do programa , e geralmente dizem respeito à execução da função main (). Por exemplo, a ilustração a seguir mostra o programador de importar as bibliotecas de entrada /saída , e declarar uma função " shiftBits ()" antes de defini-la ( Fonte 1 ) :
# include " stdio.h "
int shiftBits ();
int main () { /* código * /return 0; }