matrizes bidimensionais são uma maneira perfeita para representar matrizes em C + + sem muita dificuldade . Um array é um tipo de estrutura de dados de C + + que armazena uma série de valores , de modo , em uma ou mais dimensões . É possível utilizar uma matriz bidimensional para armazenar os valores como uma matriz , em linhas e colunas . Você tem que definir o tamanho máximo da matriz nas declarações de variáveis , mas é possível projetar o programa para usar apenas uma parte do espaço definido , de forma eficaz o que lhe permite criar matrizes de qualquer tamanho até o máximo pré- definido. Instruções
1
Declare uma matriz bidimensional usando a mesma sintaxe de uma declaração de variável regular, mas com dois conjuntos de parênteses após o nome da variável que contém o número de linhas e colunas , respectivamente. Para criar uma matriz de 4 por 5 de números inteiros, por exemplo, digite :
int myMatrix [4] [ 5];
2
atribuir valores para cada elemento da matriz . Consulte a um determinado elemento , seguindo o nome da variável da matriz com dois pares de colchetes que possuem coordenadas de linha e coluna do elemento desejado, respectivamente. O primeiro elemento é armazenada com as coordenadas ( 0 , 0 ) e a última é armazenada em ( n - 1 , m - 1 ) em que n e m representam o número de linhas e colunas da matriz . Para atribuir o valor 3 para o quinto item na primeira linha , por exemplo , digite:
myMatrix [0 ] [4] = 3;
3
recuperar valores a partir da matriz , referindo-se a eles , da mesma forma , usando índices entre colchetes para acessar o elemento desejado. Por exemplo, para exibir o valor do elemento na quarta linha e sétima coluna , digite:
cout << myMatrix [3] [6];
< br >