Wired Equivalent Privacy ou WEP, é um protocolo de privacidade cedo criado para redes sem fio. WEP tem uma ASCII, ou texto simples , senha e converte-a em uma chave secreta hexadecimal. A chave secreta é usada por dispositivos de rede do cliente para obter acesso à rede sem fio . Quando da criação de dispositivos de rede do cliente , é fácil tornar-se confuso sobre se você deve inserir um valor hexadecimal ou ASCII e é melhor para padronizar a chave secreta hexadecimal para todos os dispositivos . Alguns dispositivos referem-se a chave secreta hexadecimal como tendo comprimentos diferentes , mas só há dois comprimentos suportados por WEP . Se você estiver usando WEP, você deve considerar fortemente a mudança para um protocolo mais seguro, como o WPA ou WPA2. Embora o WEP fornece proteção contra os usuários casuais , ele pode ser " rachado " por alguém com um pouco de conhecimento de rede eo software certo. Senha ASCII para Hexadecimal chave secreta
Em uma configuração do roteador sem fio típico para a segurança WEP, você digitar uma senha em ASCII, ou caracteres alfanuméricos simples. O roteador converte a senha ASCII em uma chave secreta de 40 bits , representado por 10 caracteres hexadecimais , e oferece-lhe a chave secreta. Alguns roteadores oferecem a opção de usar um nível mais alto de criptografia WEP , às vezes chamado WEP2 , que converte uma senha ASCII em uma chave secreta de 104 bits , representado por 26 caracteres hexadecimais .
Client Device Setup
Quando você configurar a placa de rede sem fio de um dispositivo cliente , às vezes você pode fornecer ou a senha ASCII , que a placa de rede converte em 10 ou 26 caracteres hexadecimais , ou a chave secreta hexadecimal. Preste muita atenção às instruções para o dispositivo sem fio que você está usando, porque alguns dispositivos permitem que você insira a senha ASCII ou como um número hexadecimal ou ASCII e alguns dispositivos requerem que você prefixar números hexadecimais com " 0x ". Se você digitar a chave secreta hexadecimal no campo de senha , o dispositivo irá convertê-lo em uma chave secreta que não corresponde a chave do roteador. Se você digitar sua senha ASCII em vez de a chave secreta hexadecimal , e sua senha ASCII passa a ser 13 caracteres (que é 26 caracteres hexadecimais ) , alguns dispositivos de rede usará a versão hexadecimal como a chave secreta e não será capaz de conectar-se rede sem fio.
equipamentos de diferentes fabricantes
Quando você tem uma rede sem fio com diferentes marcas de roteadores e placas de rede do cliente, muitas vezes é mais fácil de usar a chave secreta hexadecimal criada pelo primeiro roteador wireless com cada dispositivo de rede do cliente , mesmo quando você tem a opção de inserir uma chave ASCII. Aderindo a uma forma padrão de entrar segurança WEP resultará em menos erros e melhor suporte ao cliente . Além disso, nem todos os dispositivos vão aceitar uma chave ASCII. Entrando na chave secreta hexadecimal também fornece mais a verificação de erros , como a maioria dos dispositivos irá rejeitar uma chave que não é 10 ou 26 caracteres.
40 bits versus criptografia de 64 bits
Alguns fornecedores de redes referem-se a criptografia WEP como de 64 bits em vez de 40 -bit , e para a criptografia WEP superior como 128 bits , em vez de 104- bit . Quando a placa de rede do cliente e comunicar o roteador com a chave secreta , o cartão wireless cria um vetor de inicialização de 24 bits que ela coloca no início da chave de criptografia WEP. Isso resulta em uma chave combinada que é ou 64 bits ou 128 bits de comprimento . O usuário não ver ou ter controle sobre o vetor de inicialização de 24 bits , o que normalmente muda a cada transmissão do dispositivo de rede para o roteador .
Protocolo menos seguro
Embora a criptografia WEP fornece melhor segurança do que nenhuma criptografia em tudo, ele é a opção menos segura fornecida por dispositivos de rede atuais. A chave secreta WEP pode ser obtido com o mínimo esforço , ouvindo as conversas entre um roteador sem fio e seus clientes de rede usando o software de espionagem comumente disponível e qualquer placa de rede sem fio. Existem protocolos mais seguros disponíveis com a maioria dos dispositivos de rede atuais, tais como WPA e WPA2.