Protocolos de rede vêm em dois formatos: roteamento e roteáveis . No entanto , eles também vêm na forma de protocolos estáticos e dinâmicos . Estes protocolos permitem que os roteadores para enviar pacotes através de redes ou até mesmo na Internet. Configuração de IP estático
Pense em um protocolo roteável como um envelope de correio. Tem um endereço residencial e destino, para que possa ser encaminhado para qualquer local. A estação de correios é o sistema de roteamento, porque ele pode entregar o correio (ou um pacote de rede ) para qualquer destino. Um IP estático (Internet Protocol) é uma série de números, como 143.12.200.67 , que pode ser a origem ou destino de um PC , impressora, servidor ou qualquer dispositivo de rede. Esses endereços são estáticos , o que significa que eles não mudam.
Dinâmica de configuração de IP
protocolos roteáveis estáticos são viáveis quando a rede é pequena. Se mais do que cerca de 15 PCs estão envolvidos, gestão e manutenção desses protocolos pode ser difícil. Pense em introduzir números de IP 100 em uma rede. Para lidar com grandes redes , configuração de IP dinâmico com DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) está disponível. Com o DHCP , um servidor distribui os endereços IP automaticamente para qualquer PC ou dispositivo de entrar na rede.
Protocolos de Roteamento
Uma vez que uma rede vai em linha , a transferência de informações na forma de vídeo, dados , documentos ou áudio é importante. Para transferir esta informação , as redes de utilizar o endereço de IP , protocolos de roteamento e fazer o trabalho de transferência. Eles selecionam o melhor caminho para um destino utilizando o meio mais rápido ou a maior largura de banda. Os protocolos de roteamento mais comuns são RIP (Routing Information Protocol) , OSPF ( Open Shortest Path First ) e EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol).