O modelo cliente-servidor tradicional tinha claramente os limites definidos entre o papel do cliente e do papel do servidor. O advento de uma arquitetura multi-tier assuntos complicados . O modelo cliente-servidor tem duas camadas, mas " n- tier" cliente-servidor não tem limite claro para o número de camadas - "n " representa um número. Arquitetura de três camadas e se envolve vários servidores cumprindo um pedido do cliente e da divisão de responsabilidades entre os servidores tem permutações quase infinitas . Básico Cliente-Servidor
cliente-servidor é o modelo mais antigo para comunicações em rede. Não existia o conceito de " camadas " até que o cliente-servidor de três camadas veio junto. Quando isso aconteceu, a arquitetura cliente-servidor tradicional foi retrospectivamente apelidado de " dois níveis . " O Cliente é o primeiro nível . Na arquitectura cliente - servidor padrão , o utilizador refere-se ao cliente . O cliente é tanto um programa eo computador que o programa é executado. A característica distintiva do cliente é que ele abre as comunicações em contato com o servidor com um pedido. O servidor tradicional nunca abre a comunicação , ele só se senta e aguarda solicitações e , em seguida, responde a esse pedido. O servidor centraliza os recursos e os entrega para os clientes. O servidor é geralmente um computador muito maior do que os computadores cliente .
Architecture Evolution
Dois acontecimentos diferentes criadas três camadas arquitetura , e não há desacordo sobre o que veio primeiro . Um deles é o modelo de thin client , o outro é um servidor de banco de dados especializado. Se um cliente contata um servidor através de uma rede ou a Internet , para uma página da Web , e que a página Web é compilado a partir dos resultados extraídos de um banco de dados em um servidor diferente , a transação envolve três níveis. Sistemas de thin client remover toda a energia de processamento da estação de trabalho na qual o usuário se senta. Toda a estação de trabalho é uma tela , um teclado , um mouse e poder de processamento suficiente apenas para conectar a um servidor através da rede. Mesmo o sistema operativo é removido a partir do cliente . Neste cenário, qualquer contato de rede iniciada pelo usuário irá envolver mais de duas camadas, porque o ambiente real em que o usuário opera já está em um servidor.
Tiers extra
Combinando sistemas thin client com acesso a um site baseado em um banco de dados residente em outro servidor fornece quatro camadas. Neste cenário, tier one é a estação de trabalho, nível dois é o servidor de thin client, nível três é o servidor Web eo nível quatro é o servidor de banco de dados. Alguns sistemas centralizar aplicativos em um servidor , que introduz outra camada entre o servidor thin client eo servidor Web , porque o browser é residente em outro servidor.
Configurações
assim como a arquitetura cliente-servidor n-tier é expansível , de modo que a definição das responsabilidades de cada camada mudanças . A única determinado atributo funcional de qualquer nível é de responsabilidade do cliente para o contato com o usuário do computador .