Os chamados redes de backbone , como a Área Metropolitana Networks, ou Mans, e redes de área ampla , ou WANs , que abrangem relativamente grandes áreas geográficas , muitas vezes são implementados utilizando cabos de fibra óptica de alta velocidade. Redes de backbone transportar grandes quantidades de tráfego de rede, de modo que deve ser confiável e capaz de recuperar rapidamente no caso de uma falha de hardware. Optical Networks Versus eletrônicos
Em uma rede de fibra óptica , como em uma rede eletrônica , a falha pode ocorrer se um link de comunicação está desligado ou se um dispositivo conectado à rede torna-se inoperante. No entanto , a velocidade de transferência de dados , ou largura de banda , de um rede de fibra óptica é muitas vezes maior do que a largura de banda de uma rede electrónica , o que faz o acompanhamento da rede fisicamente difícil . Os métodos de monitorização normalmente contam com a presença de luz em um sinal e ausência de luz em outro , também conhecido como " chaveamento on-off ".
Redundância
Esquemas para proteger uma rede de fibra óptica a partir de avarias de hardware , ou restaurar a rede no caso de uma falha , dependem de ligações redundantes física da rede . Durante a operação normal , a luz viaja ao longo de apenas um caminho de ponto a ponto na rede , mas a capacidade de rede suficiente é reservado para redirecioná-lo ao longo de outro caminho se um dos links físicos originais falhar.
< Br > estratégias
As duas principais estratégias para redes ópticas tolerantes a falhas envolvem técnicas conhecidas como elo de restauração e recuperação do caminho. Restauração Ligação redireciona o tráfego de rede entre os dispositivos em cada extremidade de uma ligação óptica falhou por todos os meios possíveis , ao passo que a restauração caminho redireciona o tráfego da rede ao longo de um ou mais específicos caminhos através da rede.
Prós e Contras
esquemas de proteção física e de restauração não necessitam de procedimentos de gestão complicados , por isso eles garantem que o funcionamento normal de uma rede de fibra óptica pode ser restaurado rapidamente. Mesmo uma breve interrupção para um homem ou uma WAN pode resultar em uma perda substancial de dados. Esquemas de proteção físicas, em que links redundantes , ou rotas, em toda a rede são pré-determinados, geralmente permitem uma recuperação mais rápida do que os sistemas de restauração que buscam de forma dinâmica para rotas redundantes quando ocorre uma falha . A especificação Synchronous Optical Network define um tempo de recuperação de menos de 60 milissegundos para esquemas de proteção , enquanto os sistemas de restauração pode demorar alguns segundos ou até mesmo vários minutos para se recuperar de uma falha de rede . A principal desvantagem de ambos os tipos de esquema , no entanto, é que eles exigem uma proporção significativa dos recursos da rede para ser reservada para a recuperação, e são, consequentemente, caro de implementar.