O sistema operacional Linux utiliza o comando " useradd " para adicionar tanto um usuário regular e um usuário FTP. Quando usado para criar um usuário regular, o comando cria um diretório home para o usuário e cria um ambiente shell padrão. Se você só deseja que o usuário tenha acesso FTP , você deve desabilitar o shell para o usuário. Dessa forma , o usuário só pode usar os comandos de FTP e não será capaz de executar tarefas de usuários regulares. Eles também só será capaz de login através do protocolo FTP. Instruções
1
Abra uma janela de terminal . A janela de terminal é encontrado sob os " Acessórios", " Utilitários " ou " categoria" dos principais " Xterm Aplicativos" ou "Programas" do menu.
2
Digite o comando "su" para se tornar o usuário root. Forneça a senha de root quando solicitado. Os usuários do Ubuntu irá digitar "sudo " antes de cada um dos seguintes comandos.
3
Digite o comando " mkdir /home /ftp" para criar o diretório home do usuário FTP. Você pode substituir "/home /ftp" com qualquer nome do diretório que você preferir.
4
Digite o comando " useradd- d /home /ftp /ftp_user /-s /dev /null ftp_user > /dev /null 2> & 1 " para criar o usuário FTP. Substitua ambas as instâncias de " ftp_user " com o nome do usuário FTP.
5
Digite o comando " ftp_user passwd " para criar a senha para o usuário FTP. Substituir " ftp_user " com o nome do usuário que você criou no passo anterior . Digite a senha duas vezes , quando solicitado.
6
Digite o comando " vi /etc /shells " para abrir o arquivo "/etc /shells " no editor de texto vi . Substitua o " vi" com seu editor de texto preferido. Adicione a linha " /dev /null " para o final do arquivo . Salvar e fechar o arquivo.
7
Digite o comando " vi /etc /passwd" para abrir o arquivo "/etc /passwd" . " . /" Adicionar os personagens entre "/home /ftp /" e " ftp_user " na linha do que parece :
ftp_user : x: 1030:1030 :: /home /ftp /ftp_user /:/dev /null
A nova linha deve ser parecido:
ftp_user : x: . 1030:1030 :: /home /ftp //ftp_user /:/dev /null
Salve e feche o arquivo "/etc /passwd" . Isso mantém o usuário FTP de acessar qualquer outro diretório do seu diretório home. A seção " /dev /null " no final da linha garante que o usuário não pode logar como um usuário regular.