computadores mainframe estão em uma liga todos os seus próprios e, apesar de relatos e especulação de que eles são a história , os novos modelos de computador de mainframe ainda estão sendo desenvolvidos e introduzidos . Ainda recentemente, em 2010 a IBM anunciou a máquina zEnterprise , colocando para descansar por agora os rumores sobre a morte do mainframe. Esses monólitos de computação proporcionar segurança , disponibilidade e confiabilidade que está além do alcance de seus primos do servidor. Definição Mainframe
Um computador mainframe é um dispositivo de computação grande que roda sistemas operacionais complexos , é extremamente rápido , consome grandes quantidades de eletricidade e requer um ambiente limpo , fresco . Mainframes tipicamente processar cargas de trabalho mistas de forma muito eficiente , servindo milhares de usuários e lotes de operações de processamento de forma eficiente , ao mesmo tempo .
Mainframes executar sistemas operacionais complexos
Enquanto servidores rodam o Windows Server , os sistemas operacionais Linux e UNIX , mainframes executam extremamente complexo e poderoso OSs como MVS /XA , OS/390 ez /OS. Estes sistemas operativos são capazes de utilizar o equipamento para produzir o volume necessário de transação , e pode executar o servidor SOs anteriormente mencionados bem . A virtualização não é tão novo como alguns podem pensar , uma vez que foi introduzida há décadas em sistemas operacionais de mainframe.
Mainframes são grandes
computadores mainframe são maiores do que outros computadores , mesmo o menor ocupando 10-12 pés quadrados de espaço . Os primeiros mainframes , como UNIVAC e braniac ocuparam centenas de metros de espaço enquanto ENIAC usado 19.000 tubos de vácuo e pesava mais de 60.000 libras. Mainframes modernos ocupam muito menos espaço, mas fornecer muito mais poder de computação do que os seus antepassados.
Mainframes são muito rápidos
Mainframes são máquinas de computação incrivelmente rápidos. As velocidades de processador combinam com a sua capacidade de gerenciar o armazenamento e memória para fornecer taxa de transferência máxima de transação. Esta capacidade de lidar com grandes volumes de transações é o que encarece computadores mainframe para os grandes bancos , governos e companhias de seguros. Essas empresas precisam do poder de processamento de computadores mainframe para processar um grande número de transações em uma base diária .
Mainframes Devour Eletricidade
Os tubos de vácuo usadas em primeiros mainframes consumido grande quantidades de energia , e enquanto mainframes modernos são menores e usam componentes mais eficientes , eles ainda consomem muita eletricidade. Além disso , os mainframes contar com energia limpa e constante através de equipamentos de condicionamento de energia e fontes de alimentação ininterrupta - UPS
Mainframes Precisa Limpa , Cool Air
poeira e calor podem causar. grandes danos a qualquer componente de computação e mainframes não são excepção. Existe uma grande quantidade de circuitos em um computador mainframe e que circuitos produz calor . O ar frio é necessário para manter um mainframe de superaquecimento, o que significa que o ar condicionado e ventilação caro. Alguns mainframes têm sensores térmicos que desligar a máquina se o quarto atinge uma temperatura definida. A eletricidade estática faz com que a poeira aderir às fichas em equipamentos de informática , por isso é imperativo que uma sala de computador mainframe ser mantidos limpos e tão livre quanto possível de poeira.