O System/390 era a oferta de computador mainframe da IBM na década de 1990 - o último sistema de 32 bits compatível com o System/360 , que foi introduzido na década de 1960 ? . Entre outros programas , a 390 correu um sistema operacional chamado Multiple Virtual Storage ou MVS. O 390 era um sistema de grande escala, capaz de executar centenas de sessões interativas e outros processos simultaneamente. Bancos , instituições governamentais e outras grandes organizações usaram o 390 para o processamento eletrônico de dados de alta velocidade. Descrição Física
O IBM System/390 era uma família de diferentes modelos de computador que compartilham um projeto comum. O menor modelo, o 120, era um sistema montado em rack , a maior ocupou vários armários de tamanho geladeira e exigiu a sua própria sala com ar condicionado. Os armários continha até seis unidades de processamento central e vários outros equipamentos, tais como unidades de disco rígido , unidades de fita de backup e impressoras. Dez 390 modelos tinham eletrônica refrigerado a ar ; oito unidades high-end utilizado refrigeração a água
MVS
MVS foi o principal sistema operacional do 390 da . . Este é o software sobre o qual todos os outros programas são executados , incluindo bases de dados, software de contabilidade e utilitários. MVS conseguiu espaço no disco rígido , arquivos de dados, memória de acesso aleatório (RAM) e outros recursos de computação. Ela foi originalmente desenvolvida para computadores System/370 da IBM , sistemas que imediatamente precederam a 390. MVS foi pioneira no uso de memória virtual, onde se criou , grandes espaços de memória idênticos para cada programa e memória RAM automaticamente estendida com o armazenamento de dados em discos rígidos . Isso simplificou o desenvolvimento do programa e permitiu que muitos programas para compartilhar o computador simultaneamente.
CMOS
O 390 foi o primeiro mainframe da IBM para usar uma tecnologia de transistor chamado Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS) . Os chips de computador que usam CMOS são mais do que aqueles com transistores bipolares tradicionais de eficiência energética , e embalar mais transistores por chip. Os chips CMOS causou uma queda de desempenho moderado , como os circuitos recentemente desenvolvidas foram mais lentos do que aqueles que usam transistores bipolares . Eventualmente , no entanto , a IBM refinou CMOS para o ponto onde o seu desempenho superou o de circuitos bipolares , mantendo seus outros benefícios .
Múltiplas CPUs
Os maiores computadores Series/390 teve até seis CPUs . Em sistemas com múltiplos processadores , o sistema operacional MVS CPUs alocado automaticamente para tarefas de computação . Vários processadores aumentou a capacidade de carga de trabalho do Series/390 , permitindo-lhe lidar com tarefas mais simultâneas e usuários on-line.