Dispositivos de entrada:
Comum: *
teclado: Usado para inserir texto e comandos.
*
mouse: Usado para controlar o cursor e interagir com interfaces gráficas do usuário.
*
touchpad: Uma pequena superfície sensível ao toque em laptops e alguns comprimidos, usados para controle do cursor.
*
tela de toque: Uma tela de exibição que responde à entrada de tocar, permitindo interação direta com conteúdo digital.
* Microfone
: Usado para inserir sinais de áudio, como comandos de voz ou gravações.
*
webcam: Usado para capturar e inserir imagens ou vídeos.
*
Scanner: Usado para converter documentos ou imagens impressas em formato digital.
Especializado: *
gamepad: Usado para controlar videogames.
*
joystick: Usado para controlar o movimento em jogos e simulações.
*
Tablet de desenho: Usado para desenhar e desenhar diretamente em uma tela digital.
*
Scanner de código de barras: Usado para digitalizar códigos de barras quanto à identificação de produtos e gerenciamento de inventário.
*
leitor rfid: Usado para ler e processar dados armazenados em tags RFID.
*
scanners biométricos: Usado para identificar indivíduos com base em características biológicas únicas, como impressões digitais, varreduras de íris ou reconhecimento facial.
emergente: *
Sistemas de reconhecimento de gestos: Detecte e interprete os movimentos do corpo humano para controlar dispositivos.
*
interfaces de computador cerebral (BCIs): Permita a comunicação direta entre o cérebro e um computador, potencialmente permitindo o controle de dispositivos com pensamentos.
*
dispositivos de rastreamento ocular: Rastreie os movimentos oculares para aplicações como acessibilidade, jogos e pesquisa.
Dispositivos de saída:
Comum: * Monitor
: Exibe informações visuais, como texto, imagens e vídeos.
* impressora
: Usado para produzir cópias impressas de documentos digitais.
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alto -falantes: Usado para gerar som.
*
fones de ouvido: Usado para escuta privada do conteúdo de áudio.
Especializado: *
projetor: Usado para exibir imagens e vídeos em uma tela grande.
*
plotter: Usado para criar impressões de alta qualidade e grande formato.
*
Dispositivos de feedback hápticos: Forneça sensações físicas ao usuário, como vibrações ou pressão.
* impressora 3D: Usado para criar objetos físicos com base em modelos digitais.
*
Display Braille: Usado para exibir o texto em braille para usuários com deficiência visual.
emergente: *
Exibirs holográficos: Crie imagens e vídeos tridimensionais que parecem flutuar no ar.
*
exibições olfativas: Gerar cheiros diferentes, criando experiências imersivas.
*
Displays táteis: Permita que os usuários sintam objetos e texturas virtuais.
Esta lista não é exaustiva, mas destaca a ampla variedade de dispositivos de entrada e saída disponíveis hoje, do familiar ao de ponta. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver dispositivos ainda mais inovadores e sofisticados emergindo no futuro.