memória de computador varia de placa-mãe para placa-mãe. A principal razão para as diferenças na memória é porque as pequenas mudanças na arquitetura de computador podem aumentar a importância da memória. Outra razão pela qual o projeto real de um cartão de memória pode mudar é a forma que se você atualizar seu computador , você não precisa colocar o cartão errado em um slot de memória particular. Rambus DRAM ( RDRAM )
RDRAM (Rambus Dynamic Random Access Memory) não é um tipo comum de slot de memória . Este tipo de memória envia dados em blocos de 16 bits , o que torna um pouco impopular em máquinas modernas. As exigências gerais da maioria das aplicações exigem RAM para enviar dados a uma velocidade de , pelo menos, porções de 32 bits , se não for de 64 bits . Apesar de 16 bits é uma largura de dados um pouco inconveniente, RDRAM pode atingir velocidades de clock significativos. Todos os slots de memória que suportam RDRAM conter 184 pinos . Esses slots são também classificados como RIMM ( Rambus Inline Memory Module ) slots.
Synchronous DRAM (SDRAM)
computadores pessoais que foram criados desde 1996 geralmente contêm dados- único -rate SDRAM. Por volta de 2004 , esse tipo de RAM começou a tornar-se obsoleto com o advento do seu sucessor : DDR SDRAM ( Double Data Rate ) . Ranhuras SDRAM convencionais contêm 168 pinos. A sua largura de banda de dados pode se aproximar de velocidades de até 1 GBs , dependendo do que a placa-mãe é compatível com . Cartões mais lentas pode trabalhar em faixas mais rápidas e vice- versa.
DDR (Double Data Rate SDRAM )
DDR é o sucessor do SDRAM de longa data. DDR podem realizar duas vezes mais rápido que SDRAM porque ele pode enviar e receber dados , tanto na " crista " e " através " de cada uma das vibrações de clock do processador . Isto essencialmente duplica a quantidade de dados que podem ser processados em um determinado período de tempo , daí o termo " double data rate , " Um slot DDR tem 184 pinos , e sua velocidade de entrega de dados pode chegar a até 6,4 GBs.
DDR2
a necessidade de RAM mais rápida, aplicações exigentes resultou no desenvolvimento de DDR2 , o que permite que a memória a ser transferido em até 8,5 GB por segundo. DDR2 também executa de forma muito eficiente com 64 bits de largura de dados , tornando-o ideal para sistemas computacionais modernos que fazem uso de tal recurso .