? Em geral, os processadores dos computadores mais potentes , também conhecido como CPUs , usar mais energia para funcionar. Um aumento no poder nem sempre é diretamente relacionada com o aumento do consumo , no entanto. Fabricantes de processadores usam uma variedade de técnicas para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia . Os requisitos de energia para uma CPU mais potente maior variar com base no que a construiu e que a geração de processador a que pertence. CPU Poder Use
Quando um processador usa mais energia , não apenas exigir uma maior fonte de alimentação do computador e correr até a sua factura energética . Maior consumo de energia gera mais calor , exigindo melhores e maiores dissipadores de calor , ventiladores e outras tecnologias de refrigeração. Se o calor do processador cria não dissipam corretamente, pode prejudicar o desempenho do seu computador e até mesmo componentes de danos. Estes problemas constituem um incentivo para os fabricantes de manter os requisitos de energia da CPU tão baixos quanto possível.
Consumo Aumento
O padrão geral de uso de energia para processadores de computador tem sido o de precisar mais poder como velocidade de clock sobe. Por exemplo, a 75 MHz processador Intel Pentium originais necessários 1 a 3 watts para uso normal, e cerca de 8 watts de consumo de pico. Em comparação, o 3.8 GHz Pentium 4 requer até 115 watts de consumo de pico. Em média, a uma velocidade de clock maior significa que você vai precisar de mais energia , mas é difícil dizer exatamente quanto. Consumo não aumenta na mesma proporção que a velocidade do clock .
Múltiplos núcleos
A adição de processadores de núcleos múltiplos , a partir de meados dos anos 2000 , também complica o consumo de energia . Um único processador com dois núcleos oferece maior desempenho ao longo de um processador de núcleo único e usa mais energia, mas não o dobro. Por exemplo, enquanto a 3 GHz Pentium 4 usa 89 watts de consumo de pico , o Pentium D , a primeira linha Intel dual-core do processador, utiliza apenas 95 watts para executar dois núcleos com a mesma velocidade de clock. Em geral, mais processadores igual maior rendimento , a computação mais rápido e apenas um modesto aumento no consumo de energia. Se você atualizar a partir de um processador single-core de um processador multi-core com uma velocidade de relógio mais lento, você não pode exigir mais poder, apesar de obter melhor desempenho .
Processor Geração
fabricantes também melhorar seus processadores ao longo do tempo , mesmo dentro da mesma linha. A CPU mais novo, mais poderoso ainda pode usar menos energia do que uma CPU semelhante de mais cedo na mesma linha . Arquitetura Sandy Bridge da Intel para os processadores Core i3 , i5 e i7 proporciona uma melhora significativa na eficiência sobre as arquiteturas Clarkdale , Lynnfield , Bloomfield e Gulftown . Um processador i5-750 2.66 GHz baseado na arquitetura Lynnfield exige 95 watts no pico de uso. Um processador i5- 2500K 3.3 GHz Intel Core baseados na arquitetura Sandy Bridge oferece uma velocidade de clock maior eo mesmo número de núcleos , sem aumento de requisitos de energia.
Power Saving -Technology
Muitas CPUs também incluem a tecnologia de economia de energia que reduz as exigências de energia quando a energia extra não é necessário. Originalmente projetado para permitir que processadores mais poderosos em laptops , o circuito de gerenciamento de energia controla a quantidade de energia que o processador empates com base em quão ativo é. Ele também permite que você escolha os períodos de tempo após o qual as competências de CPU para baixo parcial ou totalmente , conservando mais energia. Isso significa que um novo processador, maior com a tecnologia de gerenciamento de energia , provavelmente vai usar muito menos energia do que sua classificação sugere.