A maioria das peças de software comercial pedir ao usuário para aprovar um contrato de licença , o que normalmente é exibido durante o processo de instalação. Este contrato de licença descreve a relação entre o fabricante do software eo usuário e estipula as condições em que o usuário instala e opera o software. O processo de instalação
Durante a instalação de qualquer peça de software comercial, uma janela pop-up contendo vários parágrafos densos de juridiquês . Este é o contrato de licença, muitas vezes chamado de Acordo de Licença de Usuário Final ou EULA. O usuário terá que reconhecer de alguma forma, que ele leu e " entendido " o acordo --- por vezes apenas pressionando um botão " Aceitar" ou "OK" , às vezes marcando uma caixa e às vezes , deslocando-se por todo o caminho até o fundo do acordo. Estes requisitos são instituídos por razões legais , é uma piada em comunidades de computador que muito poucas pessoas realmente lêem os contratos de licença para o software que instalar
Relacionamentos
. Um acordo de licença começa definindo várias entidades jurídicas . Normalmente, isso vai incluir " O Software ", "O Licenciante " eo " Usuário" ou "Licenciado ". O acordo , muitas vezes , limita a responsabilidade do licenciador por problemas causados por ou associados com o software, e proíbe usos ilegais ou indesejáveis do software , dissolvendo , assim, a responsabilidade legal fabricantes de software ' para tais usos de seu produto.
estipulações típicas
a maioria das licenças de software do consumidor são "não- exclusivo ", o que significa que o licenciador é livre para fazer o mesmo acordo com outros licenciados . ( Assim, um acordo individual não precisa ser elaborada para cada usuário do software. ) A licença , muitas vezes, definir um período de garantia, durante o qual o licenciante irá corrigir ou substituir o software danificado , mas também vai ditar os termos de apoio geral e manutenção processos , se houver. A licença também irá indicar os termos em que o contrato do usuário com o fabricante está encerrado.
História
Precoce EULAs muitas vezes consistia apenas de uma garantia básica e uma proibição contra copiar ou distribuir o software. Como a indústria de software do consumidor cresceu, tornou-se muito maior do EULA e mais denso . Em 2000, após o início da adoção da Lei Uniforme de Informações Computer Transações, EULAs adquiriu novas normas e, em alguns casos, tornou-se mais invasiva e restritiva.
Crítica
mesmo antes de este aumento na restrição , EULAs foram criticados por sua impenetrabilidade para o leigo e para a sua colocação --- uma vez que um usuário já deve ter comprado um produto antes que ela pode mesmo ler , muito menos concordar com o EULA , os usuários dificilmente são propensos a recusar os termos do acordo . E os termos invasivos de algumas EULAs --- acordos da Microsoft, por exemplo, estipular que as estatísticas de uso do computador do usuário serão reunidos e podem ser enviadas para outras organizações --- são muitas vezes criticado por ser enterrado em uma montanha de juridiquês que o usuário médio não sabe ler ou analisar.