? De um Contrato de Licença de Usuário Final simples de direitos de uso do produto associada a acordos de Licenciamento por Volume mais complexas , licenciamento Microsoft trabalha para define os termos e condições que você deve cumprir para utilizar os produtos de software da Microsoft . Enquanto os direitos concedidos por uma licença do Microsoft depender se você é um usuário doméstico ou empresarial , a intenção continua a mesma. Existe licenciamento Microsoft para proteger restrições de direitos autorais e evitar a pirataria de software. Categorias
A licença adquirida depende do número de computadores que podem ser executados no produto, e onde adquiriu o software da Microsoft. Em geral, Original Equipment Manufacturer (OEM) licenças de software de cobertura pré-instalado em computadores novos. O Contrato de Licença de Usuário Final ( EULA ), abrange um produto completo Embalado (FPP) , ou em caixa, software devidamente embalados adquiridos através de canais de varejo para instalação em menos de cinco computadores e Licenciamento por Volume cobre software adquirido diretamente da Microsoft, ou um Parceiro Microsoft para instalação em vários computadores. Existem inúmeras opções de licença para os clientes de Licenciamento por Volume para que eles possam adequar licenciamento para atender às necessidades de negócios.
Direitos de Uso
Não importa a categoria de licença ou tipo , os documentos de licenciamento começar um parágrafo afirmando que o uso de software constitui aceitação dos termos da licença , seguidos de uma declaração de direitos de uso geral, e, finalmente , os direitos específicos para o software de uso que você comprou. Direitos de Uso de definir o número de computadores que você pode instalar o software em , se você pode permitir que outros do que a si mesmo que os usuários acessem remotamente o software e as restrições de distribuição de itens, tais como modelos, clip art e imagens.
ativação
Microsoft segue uma política de activação obrigatória para todos os produtos de software. Software Microsoft inclui um recurso de validação programado em que , se não for ativado dentro de um determinado período , faz com que o software de perder a funcionalidade. Depois que você ativar e validar o software, a Microsoft se reserva o direito de realizar verificações de validação periódica que enviam informações , como o número da versão do software ea chave do produto , a Microsoft. Apesar dessa informação transmite sem o seu conhecimento , a Microsoft afirma utilização software constitui permissão para transmitir.
Âmbito
Scope define o direito da Microsoft de limitar o uso do software e, especificamente, afirma eles estão de licenciamento , não vendendo , o software para você . Âmbito também se refere a restrições de licenciamento sobre a cópia, venda, atualizar e desinstalar e reinstalar o software . Enquanto a licença específica que você compra pode permitir a instalação em vários computadores , a cópia é geralmente limitada a uma cópia back-up apenas para fins de reinstalação . Sob certas condições , você pode vender a sua licença de software, mas não de software, tais como software pré-instalado em computadores novos , com a marca " NFR " ou não para venda. A maioria dos contratos de licença permitem que você desinstalar e reinstalar o software uma vez a cada 90 dias. Além disso, alguns clientes de licença de volume são elegíveis para upgrades de produtos gratuitos.
Comprovante de Licença
documentos de licenciamento definir o que constitui prova de licença , dependendo do tipo de licença você adquirir. Para a maioria, a prova de licença é um rótulo que identifica o software como um " genuíno " produto da Microsoft. Por exemplo, um cliente de licenciamento por volume em execução 20 cópias do Microsoft Office 2007 Professional receberia 20 etiquetas para afixar, em cada computador que executa o software. Um usuário doméstico vai ver o rótulo das embalagens shrink-wrap . Prova de licença também inclui a verificação com os registros comerciais via recibos de compra .
Garantia
Licensing também trabalha para fornecer aos usuários informações de garantia. Produtos da Microsoft têm garantia transferível, limitada que cobre um período de um ano a partir da data da compra. Restrições Garantia exigir a substituição antes que o reembolso , e também exigir a devolução de todos os softwares e materiais associados , tais como embalagens , antes de emitir um reembolso.