? Os administradores de sistema sempre usaram ferramentas avançadas para assegurar que as redes funcionam corretamente e com eficiência. Uma dessas ferramentas é o programa sendmail , que permite que os sistemas Unix para enviar e receber e-mails . Para usar a funcionalidade completa de sendmail , alguns arquivos de configuração e utilitários estão disponíveis para os administradores. Um deles, o arquivo mailertable , permite ao administrador definir o comportamento de roteamento sendmail com base em informações de envio . Sendmail
O programa sendmail é uma aplicação de e-mail integrado incluído na maioria Unix e sistemas operacionais Unix-like. O programa permite aos administradores gerenciar , enviar e receber e-mail com opções de personalização incríveis. No entanto , o programa sendmail é notório por sua interface desafiador e personalização . Enquanto existir novas versões do sendmail para enfrentar esses desafios , sendmail ainda é muito mais difícil de usar do que o seu programa de e-mail típico , e é recomendado para administradores de sistema conhecedor (Fonte 3 ) .
Mailertable
Uma das maneiras de usar sendmail envolve automatizar tarefas de discussão ou definir comportamentos específicos para os domínios de e-mail específicos. Isto é onde um mailertable entra em cena . A mailertable especifica um grupo de nomes de domínio e ações associadas a tomar quando se deparar com e-mail para ou a partir desses domínios . Desta forma , o programa sendmail automaticamente sabe para onde encaminhar e-mails ou rota com base na rede do remetente.
Mailertable Formato
O arquivo conterá mailertable entradas simples de dados que associam um domínio com uma regra específica. Mais comumente , a regra envolve e-mail de roteamento de um domínio específico para um usuário ou outro domínio na rede local. Uma entrada típica se parece com a seguinte configuração :
externaldomain.com smtp: . Relay.internaldomain.com
Isso ilustra uma entrada que encaminha e-mail a partir do domínio de " externaldomain.com ". " relay.internaldomain.com " através do protocolo SMTP.
Usando mailertable
O arquivo mailertable reside no diretório "/etc /mail" de um sistema Unix ou Linux sistema . O administrador pode modificar o arquivo usando um editor de texto simples , como vi ou nano. No entanto, uma vez que é modificado , o administrador deve botar o arquivo em um banco de dados usando o comando " makemap " . Este comando cria a versão do banco de dados do arquivo para uso por sendmail. Digite o seguinte comando em um terminal de comando:
$> makemap de hash /etc /mail /mailertable