A segmentação é o processo de classificação de informação em grupos que compartilham características comuns. Em termos de marketing , por exemplo , é valioso saber quais segmentos de mercado são mais propensos a comprar um produto antes de investir em embalagens e publicidade. Microsoft Excel 2007 oferece uma variedade de formas de segmentação de dados. Quanto mais dados você tem , bem como diferentes tipos de dados , a análise de segmentação mais útil será. Organizando Dados
Com Excel 2007 só é possível olhar para segmentação para um tipo de dados de cada vez. Porque você provavelmente não vai saber quais os tipos de dados são importantes , até que você começou a segmentá-los , você deve criar uma nova planilha para cada tipo de dados a serem analisados . Por exemplo, se você tem uma planilha para 100 clientes , mostrando a idade , sexo e renda, você pode olhar para a segmentação por idade em uma planilha , o gênero em uma segunda e renda em um terço. Cada uma das variáveis devem ser organizados em colunas. Use números em vez de letras para identificar sexo (por exemplo, uma para o sexo masculino , 2 para feminino) ou outros dados não- numéricos.
Segmentação por Frequência
A função de freqüência em Microsoft Excel está localizado na estatística Categoria Function, que pode ser encontrada clicando na seta ao lado do botão AutoSoma . Esta função exige duas colunas de dados : uma matriz de dados e uma matriz escaninhos. Os dados brutos são classificados através dos caixas. Para criar uma matriz de caixas , adicionar uma nova coluna no final da planilha e digite os números que você deseja que os dados a serem classificados por meio de . Por exemplo , para classificar as idades em grupos , você pode digitar " 20 ", 30 ", " 40 " , etc em uma nova coluna . A função de freqüência irá determinar quantas pessoas têm 20 anos ou mais jovens, 30 anos ou menos e assim por diante . Ao selecionar a função de freqüência , uma nova janela será aberta. Você pode , em seguida, destacar as colunas para a matriz de dados , então a matriz de caixas para selecioná-los para análise.
Segmentação por distribuição relativa
Após segmentar seus dados por frequência, você pode usar o Excel para calcular a distribuição relativa de cada segmento em relação ao total . Antes de calcular a distribuição relativa, você deve primeiro calcular o total dos segmentos de frequência , o que você pode fazer simplesmente clicando na primeira célula em branco na parte inferior da coluna de freqüência e clicando no botão " AutoSoma " . Este número deve ser o mesmo que o número total de ocorrências de dados em bruto . Em uma nova coluna , você pode, então, dividir cada segmento pelo total para calcular a sua distribuição relativa e exibi-lo como uma porcentagem do todo.
Comparando vários segmentos
Depois de ter examinado os diferentes conjuntos de dados em segmentos , você pode encontrar alguns segmentos são relevantes , enquanto outros não são. Você deve, então, abra uma nova planilha e olhar para segmentos dentro dos grupos mais relevantes. Por exemplo, se você descobrir os clientes estão divididos entre nível de renda e de gênero , mas a maioria está abaixo dos 30 anos , você pode , em seguida, remover todos acima dessa idade e olhar para segmentos dentro deste grande grupo. Separar dois segmentos, tais como gênero, e analisá-los de forma independente também pode revelar importantes subsegmentos dentro deles. Por exemplo, você pode achar que a maioria das mulheres estão em uma faixa etária ou nível de renda , enquanto os homens estão em outro .