Em matemática, uma onda é , mais ou menos, o que a pessoa média poderia pensar : uma curva que muda continuamente direção, aparecendo muito como uma onda na costa de uma praia. O que pode não ser tão claro para a pessoa média é que a maioria dos matemáticos e físicos não se preocupam com a amplitude, ou tamanho, da onda. Na análise de onda , os matemáticos atribuem a mais ênfase à forma da onda. De forma a comparar as diferentes ondas , matemáticos primeiro normalizar todas as ondas de modo a que as ondas são de dimensão comparável . Matematicamente, ondas normalizando pode ser difícil, mas com o poderoso matemática pacote de software de bordo , mesmo aqueles com mais leves fundos matemática pode normalizar a função de onda . Instruções
1
Escreva a função de onda para bordo . A função de onda deve ter pelo menos duas variáveis internas : uma constante desconhecida e variável independente. Chame o constante desconhecida "A" ea variável independente "x ". Em Maple , escreva o nome da função ( uso "f" se você não tem nome especial ), seguido por dois pontos, um sinal de igual , a própria função e um ponto e vírgula . Por exemplo, se a sua função de onda é "um pecado * (n * pi * x /L) ", digite " f: = Um pecado * (n * pi * x /L); "
. Página 2
Integrar o quadrado da função de onda em relação a x . Executar a integração em Maple com a função "int" . Dentro da função , coloque a função de onda , seguido por uma vírgula e variável com a qual você estiver integrando . Termine o comando com um ponto e vírgula. Especificamente, tipo " int ( f ^ 2 , x); " e aperte " . Entrar " A solução vai aparecer. Para a função de onda dada acima , a saída de " A ^ 2 * L /2 " irá aparecer.
3
Resolva a equação em que a solução para a integral é definido igual a um . Resolva para a constante desconhecido " A. " Use bordo de "resolver" a função para fazer este cálculo álgebra. Em " resolver ", coloque a equação para resolver , seguido por uma vírgula e da variável que pretende resolver para . Especificamente , o tipo " resolver (A ^ 2 * G /2 = 1 , A) ; " para calcular " A. " A solução aparece , que neste caso será " sqrt ( 2 /l ) , " com " sqrt ", indicando a função de raiz quadrada .
4
Coloque o valor numérico para a constante desconhecido na equação de onda originais. Reescreva a equação de onda originais , usando o valor apenas encontrado para "A" no lugar de A. Assim, por exemplo , a onda normalizada é " sqrt (2 /L) * sin (n * pi * x /L). "