? Bancos de dados relacionais permitem aos usuários pesquisar e recuperar conjuntos de dados , chamadas de tabelas , com base nas relações entre peças individuais de dados. Apesar das vantagens , tais como otimização em grandes conjuntos de ferramentas de informação e de acesso, como Structured Query Language (SQL) , bancos de dados relacionais também vêm com suas próprias desvantagens. Restrições em tipos de dados
Bancos de dados relacionais vêm com restrições quanto ao que tipos de dados que podem armazenar . Tipos de dados complexos, como imagens 3D ou objetos abstratos de dados não estão disponíveis para armazenar em um banco de dados relacional. Os tipos de dados disponíveis para um banco de dados incluem números, caracteres (letras) , datas e horários ou valores booleanos ( verdadeiro /falso ) .
Complexidade
Bancos de dados relacionais pode rapidamente tornar-se complexa quando a quantidade de dados cresce e as relações entre as partes de dados tornam-se mais complicado. Além disso , SQL, enquanto uma poderosa ferramenta para acessar dados de um banco de dados relacional , é limitado em como ele acessa os dados com relacionamentos complicados. Além disso , o que representa formas complexas de dados , é necessário eliminar os dados em tipos de dados mais simples que os suportes do banco de dados (tais como números, letras e valores booleanos ) . Recombinando esses valores para reconstruir os dados originais aumenta a complexidade do sistema.
Custo
O software e conhecimentos necessários para implementar um banco de dados relacional pode vir com um preço elevado. Além da compra de licenças de software , os custos contínuos de manutenção do sistema e funcionários como requisitos de dados e espaço aumento eleva o custo dos bancos de dados relacionais. Além disso , precisa acessar dados de um banco de dados relacional requer um alto nível de experiência e formação , o que exige um grande investimento de tempo e dinheiro.