Um sistema de gerenciamento de banco de dados faz a ponte entre um banco de dados e seus usuários , incluindo os administradores de sistema. Programas DBMS usar abordagens diferentes para a modelagem e manutenção de dados, mas , em geral, eles fornecem o mesmo conjunto de funções-chave . Aplicações DBMS permitem que os usuários e administradores para criar, atualizar e manter bancos de dados através de interfaces de usuário. Aplicações de computação para sites e organizações muitas vezes trabalham em conjunto com utilitários de DBMS para facilitar o acesso à informação. Modelando
desenvolvedores usam várias técnicas de modelagem na construção de sistemas de banco de dados . Por exemplo , os sistemas de base de dados relacionais modelar os dados dentro de um sistema como um grupo de entidades . Cada entidade corresponde a uma tabela de base de dados , com um conjunto de atributos representados como colunas da tabela. As entidades também têm relações com o outro. Por exemplo , numa aplicação comercial , uma tabela que representa os pormenores de ordens pode ser ligada a uma tabela que representa os pormenores dos clientes . Cada cliente pode estar associado a vários pedidos , enquanto uma única ordem , em geral referem-se a apenas um cliente. Programas DBMS muitas vezes fornecer ferramentas para traduzir esses modelos em tabelas de banco de dados .
Query Management
A aplicação de computação pode consultar os dados armazenados dentro de um DBMS. Muitos sistemas de banco de dados usam SQL para definir e administrar essas consultas . Para fazer uso efetivo dos dados , um programa deve ser capaz de consultar os dados de uma forma estruturada. Por exemplo, um aplicativo da Web pode permitir que os clientes para fazer login no sistema e acessar os detalhes de suas próprias ordens passadas. Para implementar isso, o SGBD deve ser capaz de consultar a tabela para que todos os registros relacionados a um determinado cliente . Muitas aplicações DBMS permitem aos desenvolvedores criar consultas usando uma interface gráfica de usuário , ao invés de ter que implementar o código SQL manualmente.
User Management
mais dados aplicações , usuários diferentes têm diferentes privilégios , determinar o nível de acesso a dados que experimentam. Usando um SGBD , os desenvolvedores podem definir grupos de usuários com níveis de acesso específicos . Por exemplo, os usuários de gestão dentro de uma organização pode ser capaz de alterar os dados em algumas tabelas , enquanto os usuários de administração pode ser capaz de visualizar os dados , mas não alterá-la. Em sistemas grandes e complexos , pode haver também uma conta para administradores de banco de dados , permitindo que certas pessoas com funções técnicas para alterar e manter a estrutura do próprio banco de dados.
Administração
< aplicações p> DBMS costumam oferecer facilidades para gerenciar o próprio banco de dados , bem como os dados dentro dele. Muitos programas de DBMS proporcionar meios para desenvolvedores organizar automáticas back-ups de conteúdo banco de dados. Alguns sistemas também oferecem funções avançadas de segurança, o que é particularmente importante para certas aplicações, por exemplo , onde o processamento de cartão de crédito está envolvido. Um DBMS gerencia o acesso ao banco de dados para administradores e usuários, por isso muitas das funções são projetados para criação e manutenção de banco de dados .
Opções
desenvolvedores e as organizações podem escolher a partir de uma gama de opções de DBMS quando implementam um sistema. Alguns programas de SGBD são gratuitos, enquanto outros estão disponíveis com licenças comerciais . MySQL é a base para muitas aplicações Web e os benefícios de ferramentas adicionais, tais como phpMyAdmin para administração de banco de dados . Oracle e Microsoft oferecem uma seleção de sistemas de banco de dados comerciais, utilizados principalmente em grandes organizações.