Um sistema de banco de dados poderoso como o Oracle engole armazéns de dados de cada vez , os grupos e classifica as informações em múltiplas formas e relatórios sobre agregados para dar alta gerência uma visão de helicóptero das informações corporativas. Empresas esperam muito de Oracle, o que explica o nome do sistema e da promessa que ela faz : permitir a atividade de banco de dados em larga escala , sem baixar o rendimento. Por isso, equipa com mecanismos como índices em tabelas e conjuntos de tabelas com colunas de críticas. As mesas têm uma ou mais colunas em comum . As colunas comuns e afins formam a chave do cluster , o índice do cluster. Instruções
Criando um Cluster
1
Efetue login no servidor Oracle como administrador de banco de dados ou como um usuário com o privilégio CREATE CLUSTER se o cluster irá residir no banco de dados atual . Para criar um cluster em outro esquema , o usuário precisa QUALQUER privilégio CLUSTER . O comando a seguir demonstra um exemplo :
sqlplus MyUserName /MyPassword @ hostname
Esta declaração no prompt do sistema operacional irá iniciar o SQL * Plus utilitário de linha de comando e fornecer um prompt SQL para enviar comandos SQL a Oracle. Você também pode usar a versão GUI chamada " sqlplusw . " O parâmetro " hostname" especifica o servidor host no qual a instância Oracle está sendo executado .
2
Usando consultas SQL no dicionário de dados ou consultar os projetistas de banco de dados , anote o esquema de banco de dados em que o cluster irá residir , os nomes das tabelas que farão parte do cluster, as colunas destes quadros que farão parte da chave de cluster eo nome de seu novo cluster .
3
somente se o cluster consiste em objetos de um esquema de banco de dados , fazem deste o seu banco de dados padrão . Na linha de comando SQL , digite o comando USE database , como mostrado abaixo :
USO DBTestCluster
Essa instrução SQL faz DBTestCluster banco de dados atual para todos os objetos referenciados na sessão
. 4
no SQL * Plus prompt, digite o comando CREATE CLUSTER da seguinte forma:
CRIAR CLUSTER TargetSchema.TestClusterName ( NÚMERO clusterkey_EquipmentID (5), NÚMERO clusterkey_PartCode (3) )
Se você não se qualificar o nome do cluster com o nome do esquema , a Oracle irá criar o cluster no atual banco de dados esquema " DBTestCluster . "
O comando CREATE cLUSTER não está completa sem cláusulas facultativas. Um ponto e vírgula indica um comando SQL completo pronto para ser enviado para Oracle. Na versão GUI do SQL * Plus , você pode usar um botão para enviar o código SQL.
5
Dependendo do que o cluster é projetado para fazer , adicionar qualquer um dos seguintes cláusulas opcionais para o CRIAR comando CLUSTER da seguinte forma:
TAMANHO 512TABLESPACE MyTablespaceNameINDEXSINGLE TABLEHASHKEYS 20HASH é MOD ( clusterkey_EquipmentID + clusterkey_PartCode , 100);
Os números e valores listados são apenas exemplos para mostrar o uso. A opção " SIZE" indica o número de bytes reservados para todas as linhas combinadas de todas as tabelas no cluster com os mesmos valores de chaves de cluster.
O "Índice" palavra-chave indica um cluster indexada. Oracle armazena todas as linhas com os mesmos valores de chave do cluster no cluster indexada. Se você especificar "index" é necessário criar um índice nas chaves de cluster antes de qualquer manipulação de dados.
" HASHKEYS " indica um cluster de hash eo valor mostra o número de chaves de hash . Neste caso, você não cria um índice de chave cluster.
A " hash é " cláusula especifica a função de hash para o cluster de hash na forma de uma expressão SQL.