Antes que um ganha acesso do programa para as informações em um banco de dados Oracle 11g , ele deve abrir uma conexão , fornecendo parâmetros que identificam quem é o usuário e como o programa usa dados . Todos os parâmetros entrar em um pequeno pedaço de texto chamado de seqüência de conexão de dados. O programa abre o banco de dados , enviando a string para o servidor de banco de dados. A Oracle cria uma conexão apenas se a cadeia está correta e completa. Tipo de conexão
Oracle fornece algumas maneiras diferentes de se conectar a um banco de dados 11g ; os parâmetros na cadeia de conexão depende do tipo de conexão. Um método é o " Transparent Network Substrate ", ou TNS , que é um software de rede da Oracle. Uma cadeia de conexão baseada em TNS se parece com o seguinte exemplo:
"Data Source = TORCL ; Usuário Id = username ; Password = userpass ; "
Observe o uso de um nome de usuário e senha para efetuar login no servidor de banco de dados. O exemplo a seguir ilustra o uso do método Easy Connect da Oracle :
"Data Source = username /userpass @ OracleServer //nomedainstância ; "
Easy Connect funciona em ambientes de computação que usam rede TCP /IP protocolos.
nome de usuário e senha
Oracle exige conexões de banco de dados para ter alguma forma de autenticação, como um nome de usuário e senha. O banco de dados contém uma referência cruzada de nomes de usuários e permissões de acesso , assim, por exemplo , algumas pessoas em uma organização tem acesso aos registros da folha de pagamento , os outros podem ver os dados de vendas , e duas pessoas tenham pleno acesso a todas as informações do banco de dados . Vários, mas não todos , os tipos de seqüências de conexão incluem o nome de usuário e senha do Oracle.
Integrado de Segurança
Embora incluindo um nome de usuário e senha em um banco de dados de seqüência de conexão é lógico e prático , mas também representa um risco de segurança. Qualquer pessoa com acesso ao código- fonte de programação pode ver o nome de usuário e senha. Se alguém imprime uma cópia de um programa e deixa-lo em sua mesa , um transeunte pode manchar as informações de log -in e obter acesso ilícito . Devido a esse problema , a Oracle oferece outro tipo de conexão de banco de dados, chamado Segurança Integrada . Ele se baseia em uma conexão confiável entre o computador separado desktop do usuário eo servidor de banco de dados. A seguinte seqüência de caracteres de banco de dados mostra como especificar Segurança Integrada :
"Data Source = TORCL ; Integrated Security = SSPI ; "
o Windows Sessão
como uma alternativa para a segurança integrada , os usuários do Microsoft Windows pode se conectar a um banco de dados Oracle 11g através de autenticação de usuário do Windows . Quando um usuário inicia o seu computador com Windows, ele pede um ID de usuário e senha . Quando ele digita as informações e registros , o Windows considera seu computador autenticado, ea rede confia no computador. A seguinte seqüência de caracteres de banco de dados Oracle usa a autenticação do Windows :
"Data Source = WindowsOracle ; Usuário Id = /; "