O modelo de dados hierárquico foi o primeiro modelo de banco de dados a ser criado, sua primeira aparição em 1966. Foi uma melhoria nos sistemas gerais de processamento de arquivo porque ele permite a criação de relações lógicas entre as informações em um banco de dados . No entanto , esta estrutura tem também as suas desvantagens que levaram ao desenvolvimento eventual do modelo de rede e o modelo de relacional . Estrutura
A principal característica de um modelo de dados hierárquico é a estrutura treelike . Por exemplo, um banco de dados da empresa pode organizar usando um ramo do pessoal , seguido de departamentos , equipes e membros da equipe . Esta estrutura pai-filho é consistente em todo o banco de dados , e cada segmento criança só pode ter um segmento pai. Cada segmento , ou registro, pode ter qualquer número de elementos de campo com informações sobre esse registro. Por exemplo , o registro de membro da equipe teria detalhes como nome , supervisor e detalhes de contato .
One- to-Many e Redundância
Porque modelos hierárquicos não permitem registros compostos - ou seja , para uma entrada para ter mais de um pai - o banco de dados tem uma estrutura de um-para- muitos, uma empresa pode ter vários departamentos e um departamento pode ter muitos líderes de equipe . Isto pode levar a redundância no modelo . Por exemplo, um ramo abaixo membros da equipe pode ser chamado de Projetos em andamento . Desde vários membros da equipe podem trabalhar em um projeto , as informações do projeto deve ser duplicado , possivelmente levando a consistência questões.
Navegação
O modelo de dados hierárquica é um modelo de dados de navegação , os caminhos de acesso no modelo são limitados por estruturas pré-determinados. Para obter um registro de arquivo específico , a consulta se move a partir do segmento de raiz no banco de dados através dos ramos. Isso é bom se você já sabe a localização dos registros que você procura, mas se você está fazendo consultas exploratórias , isto é lento, como o banco de dados deve ler todos os registros em um determinado nível antes de passar para a próxima.
ponteiros lógicos pais
as limitações da estrutura hierárquica é amenizada um pouco usando ponteiros de pai lógicas. Desenvolvido pela IBM em seu modelo de dados do Sistema de Gestão da Informação, isso envolve a criação de um novo banco de dados para as entradas que têm muitos -para-muitos relacionamentos e ligando os dois. Por exemplo, o ramo de Projetos em andamento teria ponteiros que apontam o usuário para um banco de dados de projetos separados , onde as informações do projeto está contido. Esta é semelhante à forma como a função XML Extensible Markup Language IDREF funciona.