scanners de vulnerabilidade procurar fraquezas conhecidas , usando bancos de dados constantemente atualizado de fornecedores para rastrear sistemas e dispositivos na rede que podem ser vulneráveis a ataques. Estes programas de olhar para coisas como errada sistemas , código inseguro , malware e as últimas atualizações e patches. Eles podem lidar com rede ou computador hardware e vulnerabilidades de software . Muitos desses scanners de vulnerabilidade são bem conhecidos em todo o setor e são topo do ranking . Retina
Retina é um programa de gerenciamento de vulnerabilidade oferecendo um elemento cumprimento projetado para ajudar as organizações de todos os tamanhos, com a avaliação da vulnerabilidade e mitigação , bem como proteção. O programa usa padrões de teste recomendado que as organizações devem seguir para cumprir os seus protocolos de segurança .
Entre esses padrões estão alguns usados para avaliação. Scanners de vulnerabilidade deve testar clientes (PCs desktop) e servidores (hardware) , mas eles também devem testar os aplicativos em execução em todos os sistemas , incluindo arquivos web, bases de dados e programas de rede .
Os scanners de vulnerabilidade também deve fornecer mitigação . Por exemplo, ataques de dia zero ocorre quando hackers decidir expor as vulnerabilidades de um programa de software recém-lançado , fazendo com que ele deixe de funcionar. Os ataques de hackers também pode abrir o programa recém-lançado a infecções por vírus . Software Mitigação impede entidades externas de manipular o novo aplicativo , impedindo ataques de dia zero .
Finalmente, um scanner de vulnerabilidade também oferece proteção contra vírus conhecidos e estabelecidos. O scanner deve ter um banco de dados de vírus conhecidos e atualizar esse banco de dados com freqüência.
GFI LANguard
GFI LANguard oferece um conjunto diferente de operações , uma vez que trabalha para identificar vulnerabilidades em o sistema . Faz a varredura da rede e portas de detectar - em seguida, avaliar e corrigir - as vulnerabilidades de segurança descobertas com o mínimo esforço . Os administradores de rede , muitas vezes lidar separadamente com os problemas relacionados com as questões de vulnerabilidade.
Eles também têm de lidar com o gerenciamento de patches , que envolve atualizações de produtos de software existente. Gerenciamento de patches é importante porque as atualizações do programa deve ser monitorado e instalado , caso contrário, o sistema pode ser exposto , e também fornecer uma falsa sensação de segurança
Finalmente, auditoria de rede também deve ter lugar. . Auditoria de rede é importante porque identifica todo o hardware e software na rede. GFI LANguard oferece um pacote para lidar com estas questões .
Nessus
Nessus possui descoberta de alta velocidade, de perfis ativos, descoberta de dados sensíveis (como senhas e números de segurança social) , auditoria de configuração ( analisa a configuração do dispositivo ) e análise de vulnerabilidade de segurança da rede. Os administradores de rede podem distribuir os scanners de software Nessus em toda a empresa , DMZs dentro (zonas desmilitarizadas - áreas neutras que se encontram entre a rede privada ea Internet ) , e através de redes fisicamente separadas. O scanner é um software de máquina virtual que imita um aparelho real.
Uma máquina virtual é um programa que pode executar diferentes sistemas operacionais no computador que hospeda do que o atualmente em execução no computador que hospeda . Se o computador de hospedagem tem o Windows 7 , a máquina virtual pode estar executando o Windows XP ou Vista. Ele executa programas como a máquina de hospedagem. Portanto , o Nessus é executado na máquina virtual como se fosse um aparelho de " físico " real para executar scans de vulnerabilidade.
Nessus oferece um feed profissional em tempo real . Ele monitora o cumprimento da política para as normas de segurança de uma empresa tem implementado . O administrador da rede vai saber se a empresa cumpriu com todas as normas.