No ActionScript 2.0, muitas vezes referida como AS2 , os desenvolvedores podem criar efeitos animados complexos para arquivos Flash . Usando as classes Tween e TransitionManager da linguagem ActionScript 2.0 , os desenvolvedores podem definir efeitos Interpolando para animar mudanças no objeto aparência. A interface do Flash permite aos desenvolvedores implementar vários efeitos Tween padrão, mas para definir efeitos personalizados , algum código ActionScript é necessário. Classes
As principais classes ActionScript 2.0 necessários para acessar as funções do Tween são a classe Tween ea classe TransitionManager . Documentos do Flash pode importar certos recursos antes de seu código faz uso deles , como segue:
mx.transitions.Tween importação; mx.transitions.easing import * ;
Isto fornece o documento com . acesso à classe Tween em conjunto com funções de atenuação , sendo que ambos estão envolvidos na criação de efeitos de transição animados usando o código do ActionScript 2.0. Uma vez que essas classes estão presentes , o documento pode criar instâncias da classe Tween , bem como aceder a funções de atenuação padrão para aplicar aos efeitos resultantes do Tween .
Criando Tweens
Para implementar uma Tween animação em um documento do Flash , o código do ActionScript deve instanciar a classe Tween . Os desenvolvedores podem criar um objeto Tween explicitamente para uso posterior. Por exemplo :
novo Tween ( myclip_mc , " _y " , Elastic.easeIn , 500, 100, 10 , true);
Este código especifica um símbolo de clipe de filme para aplicar o Tween para . Os parâmetros indicam os vários aspectos do Tween , com o eixo " y " indicado como a propriedade objeto para aplicar o Tween , facilitando a propriedade indicada como facilitando a , o início e término dimensões do estabelecimento de Tween , a duração de fazer o Tween passado e um valor verdadeiro ou falso indicando se a duração deve ser medido em segundos ou quadros. Neste caso, o Tween encolhe o símbolo em seu eixo "y" , de 500 para 100 pixels , com duração de 10 segundos.
Tween Métodos
A ActionScript 2.0 classe Tween oferece uma gama de métodos de desenvolvedores podem optar por recorrer a instâncias de objetos da classe. Estes métodos instruir o Flash para mover-se para pontos específicos dentro da seqüência de animação definido pela Tween . Por exemplo , o método de " fforward " move-se imediatamente para o fim da animação . Outros métodos Tween passar para os quadros seguintes e anteriores , voltar, começar e parar a animação.
Eventos
Os desenvolvedores podem adicionar funções de manipulador de eventos para o seu processamento do Flash Tween . Isso permite que um documento do Flash , por exemplo, para especificar o que deve acontecer quando uma animação Tween concluída. As funções de manipulador de eventos para a classe Tween incluem " onMotionStarted " para quando a animação começa , " onMotionStopped " para quando ele pára , " onMotionFinished " para quando o Tween terminar, " onMotionResumed " para quando ele começa depois de parar e " ,. onMotionChanged "para qualquer alteração na propriedade do objeto que está sujeito ao Tween