Este artigo explica como formatar um disco rígido no Linux usando o padrão comandos fdisk, mkfs e fsck. O procedimento descrito pode ser usado tanto para formatar um disco rígido secundário ou para formatar uma unidade antes da instalação do sistema. Instruções
Preparação
1
Quando você formata um disco rígido do computador , você vai perder tudo o que está na unidade. Portanto, é muito importante fazer backup de qualquer coisa que você pode mais tarde quiser.
2
Para formatar uma unidade secundária , você terá acesso root. Todos os comandos utilizados neste tutorial são executados a partir de uma linha de comando (terminal) como root. Você também pode querer anotar o tamanho ( capacidade total em MB) da unidade.
3
Linux refere-se a unidades de disco rígido ou como " hdx " ou " sdx ", onde x é uma letra, começando com um , o que representa a ordem na qual a unidade foi adicionado ou detectado pelo computador . O prefixo " hd" é usado para IDE e PATA (anteriormente apenas ATA) , eo prefixo "sd" é usado para SCSI, SATA e drives USB . Geralmente, um número também é colocado no final do " hdx " ou " sdx " para denotar partições diferentes na mesma unidade física, mas com a finalidade de formatação , você só precisa saber qual a letra da unidade que deseja formatar é .
4
Os exemplos dados neste how-to é de um computador com dois discos rígidos IDE ligados como um mestre e escravo. Neste , as unidades são " hda " e " hdb ". Você vai precisar para determinar a letra da unidade que deseja formatar para a sua própria configuração. Nós estaremos formatando o hdb unidade . Para todos os exemplos , substitua " hdb " com qualquer que seja sua designação de unidade é .
5
Você pode ver todas as unidades conectadas ao seu sistema digitando o comando " ls /dev /hd * " ou " ls /dev /sd * " , dependendo de qual tipo ( IDE, SATA e assim por diante) são as unidades . No sistema exemplo, o resultado deste comando se parece com " /dev /hda /dev/hda1 /dev/hda2 /dev /hdb /dev/hdb1 " . O sistema operacional é instalado em hda , que tem duas partições ( hda1 e hda2 ) , e não há uma partição no hdb e hdb1 .
Usando o fdisk
6
Primeiro , você vai usar o comando fdisk para apagar todas as partições antigas na unidade e criar um novo. Todas as alterações feitas usando o fdisk só são feitas permanente, se você , em seguida, emitir o comando "w" antes de sair , então sinta-se livre para brincar um pouco , se quiser. Se em algum momento você se encontra preso, você pode sair do programa sem salvar as alterações , mantendo a tecla "Ctrl" e pressionando " c ".
7
No prompt de comando, digite "fdisk /dev /hdb " , substituindo o " hdb " com as letras para a sua unidade . Após a abertura , o fdisk pode dar-lhe um par de avisos , os quais podem ser ignorados. Em seguida, ele dá-lhe um aviso que se parece com isso : Command (m for help):
8
Enter " p " para ver a tabela de partições do disco. A primeira linha da saída do comando "p" também lhe dirá o tamanho da unidade . Esta é uma boa maneira de verificar novamente que você está trabalhando com a unidade correta .
9
Se houver partições já na unidade , eles serão listados como as últimas linhas do " p " comando . Em nosso exemplo, isto se parece com " /dev/hdb1 " , seguido de algumas informações sobre o tamanho da partição e sistema de arquivos.
10
de apagar qualquer partição , pressione "d" existente e , em seguida, " Enter. " Ele vai perguntar qual o número da partição que você deseja excluir. O número da partição é o número que segue hdb , por isso em nosso sistema de exemplo, digite 1. Se houver várias partições , repita o comando "d" para cada um. Você sempre pode ver a tabela de partições novamente com o comando "p".
11
Depois de apagar todas as partições existentes no disco , você está pronto para fazer um novo. Digite " n" e aperte " Enter". Em seguida, pressione "p" para criar uma partição primária. Ele pede um número de partição ; digite "1 ". Agora você está perguntado qual cilindro da partição deve começar no . O início da unidade é o padrão, então é só apertar " Enter". Então , você está convidado para o último cilindro . O fim da unidade é o padrão, de modo que você pode apenas pressionar "Enter" novamente .
12
Agora você está de volta na linha de comandos do fdisk. Use o comando "p" para verificar a tabela de partição. Agora você deve ver a sua nova partição na parte inferior da saída. No exemplo, ele lista como " /dev/hdb1 ".
13
Agora você precisa definir o tipo de sistema de arquivos para a sua nova partição com o comando "t". Você está convidado para o código Hex do sistema de arquivos que você deseja usar . Nós vamos usar o sistema de arquivos padrão ext2 Linux , que é " 83 ". Se você está fazendo algo especial e sabe de um sistema de arquivos em particular que você precisa usar , você pode pressionar "L " para ver todos os códigos , que são um ou dois personagens feitos de os números de 0 a 9 e as letras A a F .
14
Agora , basta executar o comando "w" para escrever a sua nova tabela de partições e sair do fdisk.
criação do novo sistema de arquivos com mkfs
15
Agora você precisa criar o sistema de arquivos no disco. Isso é feito com o comando " mkfs " .
16
No prompt de comando , digite " mkfs -t ext2 /dev/hdb1 " , lembrando de mudar o hdb1 a tudo o que as letras são para o partição que você acabou de criar.
17
Se você estiver usando um sistema de arquivos diferente do ext2, você terá que especificar que onde " ext2 " está no comando acima.
finalizando a formatar com
fsck
18
Tudo o que resta é executar uma verificação na unidade e digite -o no seu fstab para que as montagens de unidades cada vez que você iniciar o computador. Isso pode ser feito com um único comando fsck.
19
No prompt de comando , digite " fsck -f- y /dev/hdb1 " , novamente substituindo hdb1 com as letras e números para a sua partição.
20
Depois corre fsck , o seu novo disco está formatado. Reinicie o seu sistema antes de usá-lo.
21
Se você reformatado a unidade do sistema , agora você vai precisar arrancar um disco de instalação para instalar um sistema operacional.