Sistemas  
 
Conhecimento computador >> Sistemas >> Linux >> 
Como formatar um disco rígido em Linux
Este artigo explica como formatar um disco rígido no Linux usando o padrão comandos fdisk, mkfs e fsck. O procedimento descrito pode ser usado tanto para formatar um disco rígido secundário ou para formatar uma unidade antes da instalação do sistema. Instruções
Preparação
1

Quando você formata um disco rígido do computador , você vai perder tudo o que está na unidade. Portanto, é muito importante fazer backup de qualquer coisa que você pode mais tarde quiser.
2

Para formatar uma unidade secundária , você terá acesso root. Todos os comandos utilizados neste tutorial são executados a partir de uma linha de comando (terminal) como root. Você também pode querer anotar o tamanho ( capacidade total em MB) da unidade.
3

Linux refere-se a unidades de disco rígido ou como " hdx " ou " sdx ", onde x é uma letra, começando com um , o que representa a ordem na qual a unidade foi adicionado ou detectado pelo computador . O prefixo " hd" é usado para IDE e PATA (anteriormente apenas ATA) , eo prefixo "sd" é usado para SCSI, SATA e drives USB . Geralmente, um número também é colocado no final do " hdx " ou " sdx " para denotar partições diferentes na mesma unidade física, mas com a finalidade de formatação , você só precisa saber qual a letra da unidade que deseja formatar é .
4

Os exemplos dados neste how-to é de um computador com dois discos rígidos IDE ligados como um mestre e escravo. Neste , as unidades são " hda " e " hdb ". Você vai precisar para determinar a letra da unidade que deseja formatar para a sua própria configuração. Nós estaremos formatando o hdb unidade . Para todos os exemplos , substitua " hdb " com qualquer que seja sua designação de unidade é .
5

Você pode ver todas as unidades conectadas ao seu sistema digitando o comando " ls /dev /hd * " ou " ls /dev /sd * " , dependendo de qual tipo ( IDE, SATA e assim por diante) são as unidades . No sistema exemplo, o resultado deste comando se parece com " /dev /hda /dev/hda1 /dev/hda2 /dev /hdb /dev/hdb1 " . O sistema operacional é instalado em hda , que tem duas partições ( hda1 e hda2 ) , e não há uma partição no hdb e hdb1 .
Usando o fdisk
6

Primeiro , você vai usar o comando fdisk para apagar todas as partições antigas na unidade e criar um novo. Todas as alterações feitas usando o fdisk só são feitas permanente, se você , em seguida, emitir o comando "w" antes de sair , então sinta-se livre para brincar um pouco , se quiser. Se em algum momento você se encontra preso, você pode sair do programa sem salvar as alterações , mantendo a tecla "Ctrl" e pressionando " c ".
7

No prompt de comando, digite "fdisk /dev /hdb " , substituindo o " hdb " com as letras para a sua unidade . Após a abertura , o fdisk pode dar-lhe um par de avisos , os quais podem ser ignorados. Em seguida, ele dá-lhe um aviso que se parece com isso : Command (m for help):
8

Enter " p " para ver a tabela de partições do disco. A primeira linha da saída do comando "p" também lhe dirá o tamanho da unidade . Esta é uma boa maneira de verificar novamente que você está trabalhando com a unidade correta .
9

Se houver partições já na unidade , eles serão listados como as últimas linhas do " p " comando . Em nosso exemplo, isto se parece com " /dev/hdb1 " , seguido de algumas informações sobre o tamanho da partição e sistema de arquivos.
10

de apagar qualquer partição , pressione "d" existente e , em seguida, " Enter. " Ele vai perguntar qual o número da partição que você deseja excluir. O número da partição é o número que segue hdb , por isso em nosso sistema de exemplo, digite 1. Se houver várias partições , repita o comando "d" para cada um. Você sempre pode ver a tabela de partições novamente com o comando "p".
11

Depois de apagar todas as partições existentes no disco , você está pronto para fazer um novo. Digite " n" e aperte " Enter". Em seguida, pressione "p" para criar uma partição primária. Ele pede um número de partição ; digite "1 ". Agora você está perguntado qual cilindro da partição deve começar no . O início da unidade é o padrão, então é só apertar " Enter". Então , você está convidado para o último cilindro . O fim da unidade é o padrão, de modo que você pode apenas pressionar "Enter" novamente .
12

Agora você está de volta na linha de comandos do fdisk. Use o comando "p" para verificar a tabela de partição. Agora você deve ver a sua nova partição na parte inferior da saída. No exemplo, ele lista como " /dev/hdb1 ".
13

Agora você precisa definir o tipo de sistema de arquivos para a sua nova partição com o comando "t". Você está convidado para o código Hex do sistema de arquivos que você deseja usar . Nós vamos usar o sistema de arquivos padrão ext2 Linux , que é " 83 ". Se você está fazendo algo especial e sabe de um sistema de arquivos em particular que você precisa usar , você pode pressionar "L " para ver todos os códigos , que são um ou dois personagens feitos de os números de 0 a 9 e as letras A a F .
14

Agora , basta executar o comando "w" para escrever a sua nova tabela de partições e sair do fdisk.
criação do novo sistema de arquivos com mkfs
15

Agora você precisa criar o sistema de arquivos no disco. Isso é feito com o comando " mkfs " .
16

No prompt de comando , digite " mkfs -t ext2 /dev/hdb1 " , lembrando de mudar o hdb1 a tudo o que as letras são para o partição que você acabou de criar.
17

Se você estiver usando um sistema de arquivos diferente do ext2, você terá que especificar que onde " ext2 " está no comando acima.
finalizando a formatar com
fsck
18

Tudo o que resta é executar uma verificação na unidade e digite -o no seu fstab para que as montagens de unidades cada vez que você iniciar o computador. Isso pode ser feito com um único comando fsck.
19

No prompt de comando , digite " fsck -f- y /dev/hdb1 " , novamente substituindo hdb1 com as letras e números para a sua partição.
20

Depois corre fsck , o seu novo disco está formatado. Reinicie o seu sistema antes de usá-lo.
21

Se você reformatado a unidade do sistema , agora você vai precisar arrancar um disco de instalação para instalar um sistema operacional.


Anterior :

Próximo : No
  Os artigos relacionados
·Como usar uma placa controladora IDE Com Linux 
·Como descompactar sobre um diretório existente no Linu…
·Como Obter programas da Microsoft para rodar em Linux 
·Como remover trabalhos da fila de impressão no Linux 
·Como configurar o e-mail na F9 
·Como enviar um arquivo sobre Empatia 
·Como: Bluetooth DUN no PdaNet & Linux 
·Como transformar seu sistema operacional Linux em um mo…
·Como converter MKV para MPEG em Linux 
·Como excluir arquivos Vanished em Rsync 
  Artigos em destaque
·Como ativar o VNC no Linux 
·Como se conectar a um agente EBS 
·Como ativar o Horde no Plesk 9.2.2 
·Como desinstalar o software em Linux 
·Como remover Hackers de um computador 
·Como usar o Knoppix para montar a partição do Windows…
·Como verificar patches instalados no Solaris 
·Como desproteger um projeto RM2K 
·Como limpar um Bar Endereço Web 
·Instalando o Yahoo Messenger em Linux 
Cop e direita © Conhecimento computador https://ptcomputador.com Todos os Direitos Reservados